Vidroplano
Vidroplano

Normas técnicas são abordadas no fórum Fachada Glazing

22/04/2021 - 12h02

O Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas, realizado em formato online de 22 a 26 de março, levou conteúdo técnico de qualidade aos espectadores, como se vê na reportagem com a cobertura do evento (para conferi-la, clique aqui). No fórum, organizado pelo Canal do Serralheiro e tendo a Abravidro como apoiadora, as normas vidreiras foram parte importante das palestras feitas por especialistas do setor, demonstrando que uma obra com nosso material só será bem feita se seguir as recomendações técnicas da ABNT.

Uso correto
Luiz Rezende, o Juca, da processadora Viminas, apontou algumas das principais determinações presentes na NBR 7199 — Vidros na construção civil, incluindo a obrigatoriedade de uso de vidro de segurança (temperado, laminado, aramado ou insulado, desde que feito com os anteriores) em ambientes térreos abaixo de 1,10 m em relação ao piso, onde a norma exige. Juca destacou também o papel da Abravidro na condução do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37). A associação é sede do órgão e coordena as reuniões de trabalho – atualmente, duas normas estão sendo revisadas pelo comitê, a de laminados e também a de temperados.

 

falando-em-normas2

 

Engenheiro civil, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernando Westphal abordou como atender os requisitos da NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais. O documento, em revisão no momento, ajudou a incorporar novas tendências em conforto térmico e acústico à construção civil nacional. Uma das mudanças a serem introduzidas na nova versão do texto, ainda sem prazo para publicação, é a presença de uma simulação do desempenho do vidro em fachadas ao longo de um ano completo.

Sistemas e materiais
Com o tema Compatibilização de projetos de sistemas de fachadas: vantagens e desafios de garantir a linha tênue entre desejos, custos e normas, Igor Alvim, da QMD Consultoria, reforçou a necessidade de definir o objetivo de uma obra, a realidade de custos e sua vida útil, conciliando o desejo do arquiteto e as expectativas e o orçamento do cliente juntamente com as determinações das normas. Entre as mencionadas, estavam a NBR 7199, a NBR 14718 — Esquadrias – Guarda-corpos para edificação, a NBR 10821 — Esquadrias para edificações e a NBR 6123 — Forças devidas ao vento em edificações.

Hélio Donizeti, gerente técnico da Perfil Alumínio, falou sobre as possibilidades oferecidas para a ampliação da área social de prédios ao se usar aberturas de correr em fachadas contínuas de alumínio e vidro. Embora o foco da palestra não fossem normas, Donizeti destacou a importância de se observar as determinações das voltadas a essas instalações, incluindo a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio.

A NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural foi citada na apresentação de Emir Debastiani, engenheiro de Aplicações da Dow. O profissional explicou a importância do controle de qualidade de selantes em relação à adesão a diferentes substratos e à resistência contra raios ultravioleta e intempéries.

Espalhando conhecimento
Após cinco dias de conteúdo, é válido dizer que o Fachada Glazing desempenhou um importante papel na disseminação do conteúdo das normas técnicas, como aponta a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto. “Quase todos os palestrantes mencionaram ou pautaram as apresentações nos documentos, destacando a sua importância e aplicabilidade”, afirma. “Esse é um ótimo indicativo de que as normas são cada vez mais lembradas, citadas e efetivamente aplicadas.”

 

fachada-glazing

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 580 (abril de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters