Vidroplano
Vidroplano

Glass 2022 – Expositores (parte 1)

22/07/2022 - 10h29

 

Comemorando 60 anos em 2022, a Abrasipa lançou uma liga de rebolos periférico e copo chamada Longa Vida — como o nome diz, foi desenvolvida para ter maior vida útil que outras opções do mercado. Outra novidade foi o óxido de cério Oxer Prime: disponível nas versões com 98% e 99% de pureza, é o cério mais puro do País, segundo a empresa. Vale citar a nova linha de rebolos de resina e o Gforce Max, máquina para remoção de riscos em vidros.

abrasipa copiar

 

A Adelio Lattuada teve um estande institucional para apresentar o CyberAL, seu sistema para automação de maquinários. A empresa também mostrou materiais sobre suas soluções para lapidação, furação e lavagem de vidros.

Adelio Lattuada copiar

 

A AGC preparou não um, mas dois estandes para sua participação nesta edição da Glass. Em ambos os espaços foram mostrados itens do seu portfólio de produtos, com atenção especial para dois deles: o lançamento LuxClear, vidro anticorrosivo para aplicação em áreas nas quais o material entra em contato com água, como banheiros, e a linha Sunlux Shadow de vidros de controle solar, incluindo o modelo de aparência neutra.

agc copiar

 

O enorme estande da Agmaq teve vários maquinários para processamento produzidos pela empresa. O principal lançamento era a nova geração de furadeiras, as quais trabalham de modo automatizado, sem necessidade de interferência de operador. Estavam por lá também, trabalhando ao vivo ao longo de toda a feira, equipamentos como lavadoras e mesa de corte.

agmaq copiar

 

Toda a linha de ferragens Max System da AL Indústria marcou presença em seu estande na Glass. Os produtos podem ser encontrados em três configurações diferentes: janela de correr (lançamento exclusivo para a feira), porta de correr e porta pivotante – essas duas últimas opções são indicadas para grandes vãos, tendência no mercado de arquitetura, segundo a fabricante.

al copiar

 

Para demonstrar o adesivo vedante neutro Obra-Pro FIX+1001, a Alpatechno usou o produto para colar pequenas peças de vidro colorido (fornecidas pela Color Vidros) em uma peça maior e incolor, mostrando no outro lado que ele não deixa manchas ou marcas por trás. A empresa também exibiu o selante neutro MSP135, que permite vedação em diversos tipos de junta, incluindo coberturas de vidro, sem precisar esperar a superfície secar para sua aplicação.

Alpatechno copiar

 

A fabricante de sistema sem roldanas Sacada Certa mudou de nome e marca: agora é Alumínio Express. Na Glass, a companhia apresentou o lançamento guarda-corpos 2 em 1: trata-se de um guarda-corpos que, na parte de cima, se transforma em envidraçamento de sacada. O produto conta com sensor de estanqueidade, para evitar a entrada de água em caso de chuva.

aluminioexpress copiar

 

O lançamento da Arbax foi o GPT, equipamento para remoção de riscos desenvolvido pela própria empresa com sistema de injeção de água para manter a refrigeração no vidro – o produto é acompanhado por pasta de polimento, lixa, feltro, suporte de feltro, EPIs e outros itens. Outros destaques: molas de piso Action, rebolos para polimento de vidro e óxido de cério para biseladoras.

Arbax copiar

 

Dois lançamentos chamaram a atenção no estande da Arouca Fechaduras. A fechadura digital Digi Glass foi desenvolvida especialmente para portas de vidro, permitindo acesso por meio de biometria e cadastro de até 20 usuários. A outra novidade é a fechadura com trinco rolete para perfis estreitos, disponível em acabamentos branco, preto e cromado.

Arouca Fechaduras

 

A estreia da Assa Abloy/Udinese na Glass apresentou ao público o lançamento da Udiglass, sua divisão de ferragens para vidro temperado. A Ghost Door é uma porta sem trilhos aparentes, própria para fechamento de espaços como closets, banheiros e salas. O diferencial do item é oferecer estética clean ao mesmo tempo que integra ambientes. Vale citar ainda a presença de toda a linha de molas para portas da empresa.

assaabloy-udinese copiar

 

A Athena Puxadores levou ao evento seus carros-chefes, como o +Mais Kit Athos (para boxe de banheiro com roldanas aparentes) e o +Mais Kit Pia, com puxador exclusivo desenvolvido pela empresa. A ACM, que faz parte do mesmo grupo, também apresentou no estande diversos kits para boxe de banheiro do seu catálogo.

Athenas Puxadores copiar

 

A Atom Robótica é uma empresa especializada em automação – e sua presença na feira tinha como objetivo apresentar soluções nesse campo para o setor vidreiro. No estande, um robô servia chope aos visitantes. A brincadeira servia para demonstrar a capacidade de movimento e sutileza desses maquinários.

atomrobotica copiar

 

A Avant Glass/Singip montou uma linha de lapidação automatizada, com robôs para movimentar as peças, de forma a demonstrar a agilidade de uma instalação desse tipo. Os robôs são produzidos na China e no Brasil. Presentes no estande estavam ainda um sistema de corte a jato d’água, furadeiras com duplo e triplo cabeçotes, e um sistema para tratamento de água individual, que atua na separação de partículas.

avantglass-singip copiar

 

Distribuidora de insumos para cortinas e persianas motorizadas que podem ser instaladas em vidros insulados, a Ayshu divulgou uma tecnologia exclusiva em nosso país: segundo a empresa, são os únicos a disponibilizar motores de persianas automáticas com wi-fi integrado.

ayshu copiar

 

A nova filial brasileira da Bavelloni, instalada no ano passado em São Bernardo do Campo (SP), permitiu à empresa italiana oferecer suporte técnico e manutenção a seus maquinários para processamento instalados no País, garantindo ainda estoque de peças de reposição a pronta entrega. O estande da empresa na Glass destacou esse fato e também revelou uma grande notícia: o início da produção nacional de rebolos da marca.

bavelloni copiar

 

O grupo Biesse engloba as marcas Intermac (maquinários para processamento) e Diamut (ferramentas). Seu estande institucional teve como objetivo divulgar a nova sede da companhia no País, em Curitiba, que será a central de assistência técnica e comercial para os clientes da América Latina. O espaço contará ainda com um showroom para demonstrações de maquinários voltados para vidro, madeira e outros materiais.

biesse copiar

 

O principal lançamento da Blindex este ano, divulgado no começo de 2022, pôde ser visto ao vivo: a linha Power Box de boxes de banheiro é formada por vidros e roldanas com estampas dos personagens da Warner Bros (como Batman, Mulher Maravilha e Harry Potter). O processo de personalização é feito por serigrafia ou impressão digital. Outro destaque: o boxe Dual Door, sem vidro fixo – suas duas peças correm de modo que a abertura pode ser feita em ambos os lados.

blindex copiar

 

Com um estande institucional, a italiana Bottero celebrou a retomada dos eventos presenciais após anos de reclusão. Segundo a empresa, a participação na Glass rendeu vendas de seus maquinários para processamento. Foram divulgadas as linhas de mesas de corte para monolítico (EVO) e laminados (LAM), lapidadoras, CNCs e armazenadores.

bottero copiar

 

Os rebolos da linha BDT foram exibidos no balcão do estande da Bovone. A empresa italiana não levou sua lapidadora ELB 17/45 ao evento, mas mostrou aos visitantes peças de vidro trabalhadas no maquinário para ilustrar as possibilidades e a qualidade do trabalho que a solução oferece.

Bovone copiar

 

Com tecnologia italiana, a Bsolution apresentou uma lapidadora vertical, duplo cabeçote, para monolíticos e laminados. O diferencial dela é não trabalhar com códigos de barras, nem ter a necessidade de ser alimentada com o tamanho das peças: sensores “leem” as dimensões do vidro automaticamente.

bsolution copiar

 

A Cairo Glass expôs amostras de vidros coloridos e texturizados fabricados pela empresa no Egito e importados para o Brasil. As peças podiam ser vistas em um catálogo no balcão e também aplicadas em partes do estande.

Cairo Glass copiar

 

A Casa Castro levou à Glass 2022 o lançamento exclusivo da máquina de corte MCBR-600-AL, com serra dupla, para perfis de alumínio e PVC. Fabricada pela Bramold (parceira da Casa Castro), ela permite cortes em ângulo de 45 graus, sem rebarbas, e sua estrutura enclausurada garante a segurança do operador e atende a NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Casa Castro copiar

 

A Cebrace demonstrou o aspecto estético de seus vidros, incluindo o da peça de controle solar Habitat na versão neutra e incolor. A usina apresentou ainda em primeira mão o Thermo Vision, primeiro vidro baixo-emissivo (low-e) fabricado no Brasil voltado para os mercados de refrigeração comercial e de linha branca (fornos e fogões). O GlassTruck, caminhão que visita clientes por todo o País levando amostras de produtos para simular a aplicação em fachadas, também esteve na feira.

cebrace copiar

 

Lançamento da Chinaglass, o robô para movimentação de vidros em linhas de lapidadoras pode trabalhar tanto com peças pequenas como grandes – é a 7ª geração do equipamento fabricado pela empresa. Outra novidade era a lapidadora retilínea SW9, de nove rebolos.

chinaglass copiar

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 595 (julho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Créditos das fotos: Marcos Santos e Meryellen Duarte



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters