Vidroplano
Vidroplano

Abaixo-assinado ‘contra’ a Abravidro?

17/02/2017 - 20h05

Alexandre_pestana_EditorialDesde o final de janeiro, está disponível na Internet um abaixo-assinado organizado por Cirilo Paes direcionado à Abravidro e ao portal Setor Vidreiro. Diante disso, muitos queriam saber minha opinião sobre esse manifesto “contra” nossa entidade. Achei a pergunta curiosa, sinal de que a pessoa não tinha lido o conteúdo com atenção. Aproveitei a oportunidade e coloquei o assunto em discussão na última Assembleia Geral da Abravidro. Ao projetarmos na tela cada uma das cinco reivindicações do abaixo-assinado, a reação dos diretores e conselheiros foi a mesma: “Mas isso é tudo que sempre defendemos!”

Exatamente! O cumprimento das normas, os treinamentos técnicos e a organização de nossa cadeia produtiva sempre foram nossa prioridade. A boa notícia é que está surgindo um grupo no varejo vidreiro disposto a defender esses mesmos temas. Como já disse várias vezes, uma rede varejista organizada, responsável e formal é condição fundamental para o desenvolvimento de nosso mercado. Distante de qualquer ufanismo, o motivo é simples: são os vidraceiros que apresentam nosso produto ao seu usuário e atuam como grandes influenciadores de compra. É por meio deles que os consumidores vão conhecer — e viabilizar — a aplicação de vidro com seu potencial máximo de segurança, conforto, estética e sustentabilidade.

Portanto, vejo essa iniciativa como um dos efeitos positivos da crise — afinal, num momento de mercado retraído, o esperado é que o instinto de sobrevivência prevaleça e se abra mão de condições essenciais, como aquelas enumeradas no manifesto. No entanto, diante das dificuldades, começam a ganhar força os profissionais dispostos a pensar diferente, avaliando os resultados no médio prazo.

Gabriel Batista, do portal Setor Vidreiro, escreveu que, nas horas difíceis, precisamos dialogar como uma família. Concordo plenamente e faço um reforço ao convite para que mais pessoas participem do abaixo-assinado. Até o fechamento desta edição, estávamos com cerca de 400 assinaturas, mas eu gostaria que tivéssemos muito mais profissionais comprometidos em trabalhar num patamar superior.

Faça parte você também! Acesse o abaixo-assinado e dê sua contribuição. 

Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O VidroplanoLeia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters