Vidroplano
Vidroplano

ABNT avança na revisão da norma para guarda-corpos

03/08/2023 - 12h40

A Comissão de Estudos de Guarda-corpos (ABNT/CB-248/CE-248:001.002) vem se reunindo mensalmente com o objetivo de finalizar a revisão da ABNT NBR 14718:2019 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. A nova versão do texto pretende tornar o conteúdo da norma ainda mais preciso, de forma a ressaltar a importância do cumprimento de suas orientações e evitar interpretações diferentes pelos laboratórios, garantindo a uniformidade na realização dos ensaios.

Participação de múltiplos setores
“A comissão de estudos recebeu mais de quarenta sugestões dos laboratórios de ensaio, projetistas, consultores e fabricantes para a revisão da norma. Elas foram discutidas e em grande parte adotadas. Atualmente, o texto-base da revisão encontra-se bastante maduro e em fase final”, avalia a engenheira Fabiola Rago Beltrame, coordenadora das comissões de estudo de Esquadrias e Guarda-corpos do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248). Segundo Fabiola, que também é diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq), todos esses segmentos participaram ativamente das reuniões para a revisão, reunindo sempre de vinte a trinta participantes.

A comissão trabalhou para garantir que o novo texto seja mais preciso, para evitar ambiguidades na sua interpretação. “Consideramos que a nova redação deixará ainda mais clara a importância da qualidade dos guarda-corpos em relação à segurança do usuário”, observa Fabiola. “Além disso, mostrará o quanto é essencial que se tenham um projeto, um protótipo e ensaios dos sistemas sempre seguindo as determinações dessa norma, e antes que o guarda-corpos seja fabricado em sua totalidade e instalado.”

Atualizações e novidades
Para se ter uma ideia do quanto a revisão é detalhada, a versão de 2019 tinha 27 páginas, enquanto a atual terá mais de 30. Uma das grandes novidades que a atualização da norma técnica trará em seu conteúdo diz respeito à diferenciação na aplicação das cargas entre guarda-corpos expostos ao vento e não expostos ao vento, dependendo do local em que serão instalados.

Próximos passos
A comissão de estudos deve finalizar o texto em agosto ou setembro e o enviará para a ABNT, onde passará por um processo de revisão ortográfica e editoração. Na sequência, a comissão acredita que a nova versão da norma deve entrar em consulta nacional em outubro. Estima-se que até o final de 2023 o texto seja publicado.

“Gostaria de agradecer por todo o apoio da Abravidro, na pessoa da Clélia Bassetto [analista de Normalização]. Ela atua como secretária da comissão e nos ajuda em todas as reuniões a ouvir as contribuições e encontrar o bom senso em cada item. Agradeço ainda pelo apoio constante aos gestores do ABNT/CB-248 pelo Siamfesp [Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo], Roney Honda e Robson Campos”, ressalta Fabiola.

Este texto foi originalmente publicado na edição 607 (julho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters