Vidroplano
Vidroplano

ABNT ganha novo comitê

21/10/2020 - 10h10

O Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248), aprovado pela associação em agosto, começou a funcionar oficialmente em 1º de outubro. O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) foi escolhido como sede, em concordância com a atuação multissetorial do órgão. Roney Margutti, engenheiro e gerente técnico do sindicato, é o gestor do novo comitê.

Formado a partir da fusão das comissões de Estudo Especial de Ferragens (ABNT/CEE-188) e Esquadrias (ABNT/CEE191), o CB-248 atuará na normalização do segmento de esquadrias, componentes e ferragens em geral em relação à terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio desses produtos. Alguns dos itens compreendidos em seu escopo são esquadrias para janelas, portas, fachadas-cortinas, guarda-corpos, fechaduras de embutir e de sobrepor, ferragens para vidros etc.

De olho no futuro
Um dos principais pontos do novo comitê é elevar a normalização brasileira ao nível internacional. “Já está nascendo para ter atuação mundial, visando à sua participação em negociações da Associação Mercosul de Normalização, a AMN, e sua inclusão como membro participante com voz ativa no comitê técnico internacional ISO/TC 162”, explica Margutti.

O gestor também destaca o papel do grupo como um “comitê piloto” para ações de modernização na ABNT. “A ideia é que possamos preparar pessoas cada vez mais habilitadas para a normalização, com a disseminação de conceitos e procedimentos normativos. Conforme essas iniciativas forem sendo desenvolvidas, as ações com resultados positivos devem passar a ser implementadas em outros comitês existentes.”

Proximidade no trabalho
O CB-248 terá interface com vários grupos da ABNT – entre eles, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), com sede na Abravidro. Sobre isso, Margutti diz: “O vidro é um componente essencial em qualquer esquadria, independentemente do material que componha sua moldura. Dessa forma, consideramos que essa comunicação será muito importante”.

Tal proximidade já deverá se fazer presente na primeira reunião do órgão, marcada para o dia 22 deste mês. Nela serão instaladas as duas primeiras comissões de estudos, a CE-248:001.001 – Esquadrias para Portas, Janelas e Fachadas-cortinas e a CE-248:001.002 – Guarda-corpos. Essa última é bastante importante para o setor vidreiro nacional, considerando o uso cada vez maior de nosso material em sistemas de guarda-corpos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters