Vidroplano
Vidroplano

ABNT publica primeira prática recomendada para vidros

23/08/2021 - 10h22

A ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada da ABNT voltada para a construção civil, foi publicada no dia 17 de agosto. O novo documento apresenta orientações para o uso do nosso material nesse segmento de forma mais didática e acessível. A seguir, O Vidroplano explica os objetivos da ABNT PR 1010 e como se deu seu processo de elaboração. Confira!

Completa e fácil de entender
O principal objetivo da ABNT PR 1010 é consolidar e promover a orientação sobre as regras de aplicação do vidro na construção civil, buscando facilitar o entendimento das normas vidreiras existentes, tais como a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. O documento enfatiza a necessidade do uso de vidros de segurança nas aplicações, como indicado pela própria ABNT NBR 7199, além de abordar o desempenho térmico e acústico que nosso material pode proporcionar às obras. Vale destacar ainda que seu texto faz referências também a normas de áreas relacionadas ao nosso material, como a ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações e a ABNT NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais.

Um dos diferenciais da prática recomendada em relação às tradicionais normas técnicas está na sua linguagem. Segundo Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT, o texto dela é menos técnico — portanto, simplifica a compreensão do leitor leigo. Isso foi determinante para a decisão pela elaboração da ABNT PR 1010. “Vimos na PR a possibilidade de levar conteúdo sobre a aplicação e a manutenção do vidro a um público mais amplo, de forma mais acessível”, comenta Iara Bentes, superintendente da Abravidro. Para a associação, o novo formato contribui para levar informações sobre o nosso material a todos os públicos, destacando o benefício que ele agrega às edificações.

prática-recomendada-vidros-abnt

 

Trabalho pioneiro
Como dito no começo desta reportagem, a ABNT PR 1010 não só é a primeira prática recomendada para o setor vidreiro nacional. Ela é também para a área da construção civil como um todo. A elaboração do texto base foi feita em conjunto pelas equipes da Abravidro e da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), colocando nele aquilo que acreditam ser essencial sobre a aplicação de vidros planos, seus atributos e suas regras. O processo de elaboração contou ainda com a contribuição de diversas entidades vinculadas à construção civil.

Lucien Belmonte, superintendente da Abividro, considera que a PR será uma referência para o consumidor e profissionais utilizarem quando estiverem especificando vidros para uma obra. Mas ele reforça: “Essa prática recomendada não substitui as normas — estas tratam cada um dos temas com mais profundidade e são a referência para a defesa do consumidor”. Assim como acontece com as normas técnicas, os associados da Abravidro também receberão a ABNT PR 1010.

Este texto foi originalmente publicado na edição 584 (agosto de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters