Vidroplano
Vidroplano

ABNT publica revisão de Partes 1 e 2 da NBR 15000

19/02/2021 - 16h27

A ABNT publicou, em outubro de 2020, a revisão das duas primeiras partes da NBR 15000 — Sistemas de blindagem – Proteção balística. A elaboração dos novos textos para a Parte 1: Terminologia e Parte 2: Classificação, requisitos e métodos de ensaio foi coordenada pela Comissão de Estudo Especial de Sistemas de Blindagem (ABNT/CEE-161).

A NBR 15000 fala sobre os diferentes sistemas de blindagem, incluindo vidros blindados. Por isso, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) não poderia ficar de fora: ele foi escolhido pelo general Paulo Benedito Pacheco, coordenador da ABNT/CEE-161, para secretariar os trabalhos de revisão, além de participar ativamente do desenvolvimento dos novos textos.

 

falando-em-normas2

 

Mais completa e atualizada
Segundo o general Pacheco, o trabalho de revisão se deu ao longo de três anos. “A participação dos segmentos interessados, como fabricantes, blindadores e usuários finais, foi bastante intensa, principalmente no início do processo, período no qual foram determinadas as principais adequações da norma de ensaios de materiais”, conta.

O coordenador da comissão observa que as principais mudanças nas partes 1 e 2 ocorreram nas exigências e parâmetros de ensaios, como o de temperatura, a fim de torná-los mais adequados aos mercados nacional e internacional. “No entanto, no meu entender, a principal mudança se refere à decisão de se estabelecer uma família de textos técnicos referentes à blindagem balística”, acrescenta o general. Além das partes 1 e 2, o texto também terá os seguintes itens:

 

Parte 3: Determinação de limite balístico V50;

Parte 4: Classificação, requisitos e métodos de ensaio para coletes;

Parte 5: Classificação, requisitos e métodos de ensaio para capacetes;

Parte 6: Classificação, requisitos e métodos de ensaio para componentes veiculares

 

O Vidroplano frequentemente destaca a importância da participação de nosso setor nas reuniões para elaboração ou revisão de normas técnicas. O desenvolvimento das próximas partes da NBR 15000 não é exceção: “Nessa próxima etapa, durante a elaboração de normas ainda não existentes, tais como as partes para coletes, capacetes e componentes dos veículos, é essencial que haja maior envolvimento dos interessados nesse segmento”, enfatiza o coordenador da ABNT/CEE-161.

Este texto foi originalmente publicado na edição 578 (fevereiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters