Vidroplano
Vidroplano

ABNT/CB-37 inicia análise para convergência regulatória

22/03/2022 - 11h52

Com o objetivo de facilitar o comércio de componentes para automóveis entre o Brasil e a Argentina, está sendo desenvolvido um trabalho de convergência regulatória envolvendo os dois países. Como o vidro é um dos elementos contemplados por esse trabalho, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT CB-37), responsável pela elaboração e revisão das normas do nosso setor, foi convidado a integrar o grupo que trabalha na avaliação da normalização e regulamentação desses componentes.

Consulta ampla às normas…
Dentro das atividades de convergência regulatória, o ABNT/CB-37 fará uma análise das normas para vidros automotivos do Brasil e da Argentina, buscando as diferenças entre elas em relação aos requisitos e métodos de ensaio. A partir disso, será iniciada a avaliação conjunta dos países em busca da possível harmonização dessas normas. A primeira reunião da comissão de estudos, no início de março, contou com a participação dos fabricantes de vidros automotivos e de organismos de certificação.

Diversos documentos técnicos estão sendo utilizados como base para os trabalhos. Além da norma ABNT NBR 9491 — Vidros Automotivos – Requisitos, também estão sendo considerados os ensaios das seguintes:

ABNT NBR 9504 — Vidros de segurança – Determinação da distorção óptica;

ABNT NBR 9503 — Vidros de segurança – Determinação da transmissão luminosa;

ABNT NBR 9502 — Vidros de segurança – Determinação da resistência à umidade;

ABNT NBR 9501 — Vidros de segurança – Ensaio de radiação;

ABNT NBR 9499 — Vidros de segurança – Ensaio de resistência à alta temperatura;

ABNT NBR 9498 — Vidros de segurança – Método de ensaio de abrasão;

ABNT NBR 9497 — Vidros de segurança – Determinação da separação da imagem secundária;

ABNT NBR 7334 — Vidros de segurança – Determinação dos afastamentos quando submetidos à verificação dimensional e suas tolerâncias – Método de ensaio;

ABNT NBR 9494 — Vidros de segurança – Determinação da resistência ao impacto com esfera;

ABNT NBR 9492 — Vidros de segurança – Ensaio de ruptura – Segurança contra estilhaços;

ABNT NBR 9493 — Vidros de segurança – Determinação da resistência ao impacto com phanton

falando-em-normas2

Imagem: Vershinin89 – Freepik.com

 

…e a regulamentos e leis nacionais e internacionais
“Além dessas normas, temos também a Resolução Nº 254/07 do Contran [Conselho Nacional de Trânsito], que estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores; e ainda o Regulamento n° 34 do Inmetro, de 2021, que estabelece a certificação compulsória para os vidros e o seu processo”, explica Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro.

Clélia reforça que, como se trata de uma convergência regulatória com outro país, os documentos análogos da Argentina, como seus regulamentos e leis, também serão consultados para avaliação das diferenças existentes entre eles, bem como se essas diferenças podem ser harmonizadas. Vale destacar que, assim como outros trabalhos desenvolvidos pelo ABNT/CB-37, as reuniões para essa iniciativa também são abertas e, portanto, todos os interessados podem participar.

Crédito da imagem de abertura: Navintar – Freepik.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 591 (março de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters