Vidroplano
Vidroplano

ABNT/CB-37 inicia documento técnico para envidraçamentos amigáveis a aves

18/12/2023 - 11h13

No dia 5 deste mês, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) iniciou os trabalhos para a elaboração de um novo documento técnico com o objetivo de criar diretrizes para envidraçamentos amigáveis aos pássaros.

“Nosso objetivo é encontrar um ponto de equilíbrio entre o bem-estar que o vidro oferece aos seres humanos e a proteção da avifauna e entregar à sociedade um documento compatível com a realidade brasileira”, afirma Iara Bentes, superintendente da Abravidro.

Conhecendo os nossos pássaros
A iniciativa do ABNT/CB-37 vem ao encontro da tendência mundial de preocupação com esse tema. Diversas empresas – várias delas com atuação no Brasil – vêm desenvolvendo e apresentando soluções para evitar que os pássaros se choquem contra painéis de vidro.

Nesse sentido, Luiz Barbosa, coordenador da Comissão de Estudos do ABNT/CB-37, observa que os conhecimentos levantados mundialmente sobre o assunto são baseados em pesquisas desenvolvidas em países nos quais o clima e a fauna são muito diferentes dos nossos. “Com isso, acreditamos que seria melhor envolver especialistas, acadêmicos, biólogos, ornitólogos, indústrias de vidro e órgãos da construção civil, entre outros profissionais e entidades, para discutir sobre o tema com base nas características climáticas e construtivas brasileiras e nos pássaros que compõem nossa fauna”, explica.

A experiência de outros países sobre o assunto será levada em consideração para o desenvolvimento do documento. Contudo, as soluções serão adaptadas quando necessárias e possíveis, e outras novas poderão ser desenvolvidas conforme as necessidades próprias do Brasil – haja vista a vasta extensão territorial do País e as características dos animais de cada região.

Grupo multidisciplinar e participativo
A reunião do dia 5 teve um quórum qualificado e bastante heterogêneo, contando com integrantes da cadeia vidreira e representantes da Ecologia e Observação de Aves (Ecoavis); Ministério Público de Minas Gerais; Secretaria do Meio Ambiente e Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA); unidades de Guaratinguetá (SP) e Araraquara (SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG); e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), entre outras entidades.

Na reunião, foram definidos os primeiros passos para a atuação da comissão de estudos: “Após várias explanações de diferentes especialistas, decidimos criar um grupo de trabalho que desenvolverá um projeto para testar as diversas soluções com vidro para as diferentes regiões do País”, aponta Barbosa. O ABNT/CB-37 considera que o encontro foi bastante produtivo, com uma postura contributiva de todas as partes interessadas, com informações e sugestões relevantes sobre o tema. Em 2024, as reuniões serão mensais e, a partir dos estudos e levantamentos do grupo de trabalho, a comissão de estudos irá elaborar um conjunto de diretrizes para compor o documento técnico.

Este texto foi originalmente publicado na edição 612 (dezembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Jeffrey Ji Photos/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters