Vidroplano
Vidroplano

ABNT/CB-37 mantém normalização em alta em 2021

26/01/2022 - 10h25

O ano passado foi bastante produtivo para a normalização dos vidros planos. Embora as atividades nessa área tenham sido feitas exclusivamente a distância devido à pandemia, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) esteve constantemente envolvido no desenvolvimento de novos documentos técnicos e na disseminação de conhecimento em eventos online – 2021 foi, inclusive, o ano em que se registrou o maior número de participantes nessas reuniões! A seguir, confira os principais trabalhos realizados.

Nova ferramenta
Uma das maiores conquistas para o nosso setor em 2021 foi a publicação, em agosto, da ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. Primeira prática recomendada da ABNT voltada para a construção civil, esse novo formato de documento técnico traz uma abordagem mais didática e maior flexibilidade na forma de apresentação do conteúdo, usando linguagem mais simples e acessível para o público que não é especialista. Entram também fotos e ilustrações coloridas e menos técnicas.

A elaboração do texto-base da ABNT PR 1010 foi feita em conjunto pelas equipes da Abravidro e Abividro. O processo de elaboração contou ainda com a contribuição de diversas entidades vinculadas à área da construção civil.

Um dos canais utilizados para a divulgação da ABNT PR 1010 foi a 12ª edição do Tecnovidro, evento em que participaram as duas entidades. Realizada online pela Amvid-MG e Sinvidro-MG no dia 24 de novembro, a edição contou com uma grande mesa de debate com o objetivo de conversar de forma leve, mas direcionada, sobre a ABNT PR 1010. O destaque do conteúdo foi a sua aplicabilidade no dia a dia de especificadores e também do próprio setor vidreiro.

Em andamento
A norma ABNT NBR 14698 — Vidro temperado está sendo revisada pelo ABNT/CB-37. Esse trabalho evoluiu bem em 2021. Entre as mudanças estão a própria ordem em que o conteúdo da norma é apresentado, visando a organizar melhor as informações; a atualização dos requisitos de tolerâncias dimensionais, de esquadro e de empenamento; e o aprofundamento de quesitos como anisotropia, distorção óptica e as resistências térmica e mecânica.

Outra norma em processo de revisão é a ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. A comissão já finalizou a avaliação sobre a classificação do vidro laminado de segurança e deu início à análise geral do texto, para que este possa então ser enviado à consulta nacional.

Também em 2021, o ABNT/CB-37 realizou a primeira reunião do grupo de estudos para avaliar a ISO 9050:2003 (referente à transmitância solar do vidro) para adoção como norma brasileira. A ISO 9050 especifica os métodos de determinação dos valores de luz e calor para vidros aplicados em áreas transparentes em fachadas de edificações. No momento, o grupo de estudos vem trabalhando na tradução da norma.

Todos os interessados nessas e outras atividades desenvolvidas pelo ABNT/CB-37 podem – e devem – participar das reuniões. Para ter acesso a elas, basta enviar um e-mail para cb37@abnt.org.br manifestando interesse em participar das reuniões e fazer seu cadastro junto à Abravidro. Na sequência serão enviados convites com as informações de cada reunião, como data, pauta da discussão e o link para a participação remota. Fique de olho no calendário do comitê, sempre atualizado no site da Abravidro.

Levando o conhecimento adiante
Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, abordou a normalização do nosso material em vários eventos ao longo do ano. Além de representar a associação no já citado 12º Tecnovidro, Vera apresentou, no dia 25 de agosto, o workshop O Que Preciso Saber Sobre os Vidros Aplicados no Condomínio para Evitar Acidentes a convite do Sindividros-RS. Na ocasião, mostrou quais vidros são considerados de segurança, as suas características e onde a norma técnica ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina que devem ser aplicados. Também foram indicados os cuidados necessários após uma eventual quebra das peças.

A coordenadora técnica da Abravidro foi responsável pelas duas primeiras aulas do módulo sobre vidros para a turma do “8º Curso de Extensão Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ali, as principais normas técnicas vidreiras foram detalhadas aos futuros especificadores.

Ainda na Mackenzie, a turma do curso de engenharia assistiu, no dia 4 de abril, à palestra Aplicação de vidros na construção civil, ministrada por Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro.

Crédito da imagem: Reprodução

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters