Vidroplano
Vidroplano

ABNT/CB-37 teve ano de trabalho intenso em 2023

24/01/2024 - 18h31

Não é novidade para os leitores de O Vidroplano que o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), com sede na Abravidro, trabalha continuamente para a normalização do nosso material. Em 2023 isso não foi exceção, com o início da elaboração de novos documentos técnicos, bem como a revisão e atualização de normas importantes para o setor – e também para outros segmentos. Confira a seguir as principais atividades realizadas ao longo do ano passado.

Documentos técnicos publicados…
Um dos principais destaques do ABNT/CB-37 em 2023 foi a publicação da revisão da norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. O novo texto está mais atual e aderente ao mercado brasileiro, tanto no que diz respeito à fabricação do produto como em relação à sua aplicação.

Entre as mudanças no conteúdo, houve o aprimoramento dos testes que avaliam o desempenho do laminado como vidro de segurança, incluindo um novo ensaio para avaliação do comportamento de quebra. A norma também passou a abordar o uso do laminado composto com vidros termicamente tratados (temperados ou termoendurecidos), a fim de orientar sobre a fabricação e aplicação dessa solução de forma didática, esclarecendo as dúvidas existentes sobre as características desse tipo de solução.

 

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

 

…e em andamento
Em 2023, o comitê iniciou a atualização parcial da principal norma do setor vidreiro nacional, a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Entre as novidades, estão a inclusão de referências a outras normas técnicas, como à do termoendurecido (publicada em 2020); a mudança de alguns termos e definições (por exemplo, o vidro impresso passará a ser chamado de texturizado); e o fato de que o aramado não será mais considerado vidro de segurança, pois não atende os requisitos de avaliação para tal classificação.

Outra alteração será a retirada das informações sobre furação, recorte e laboração de peças temperadas. Esses dados passarão para o texto da nova versão da ABNT NBR 14698 — Vidro temperado, que também está sendo elaborado pelo ABNT/CB-37.

Outro projeto iniciado em 2023 é a elaboração de um documento técnico com diretrizes para envidraçamentos amigáveis aos pássaros. O texto terá como objetivo encontrar um ponto de equilíbrio entre o bem-estar que nosso material oferece aos seres humanos e a proteção da avifauna, além de ser compatível com a realidade brasileira. A primeira reunião, realizada em 5 de dezembro, contou com um quórum qualificado, bastante heterogêneo e participativo.

É importante destacar ainda a conclusão do Projeto de Convergência Regulatória Brasil X Argentina sobre vidros automotivos.

Colaboração na normalização
2023 foi o ano também em que o ABNT/CB-37 participou de vários projetos desenvolvidos por outros comitês da ABNT. Uma dessas atividades foi a revisão da ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio, coordenada pelo Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248). O novo texto apresentará seu conteúdo de forma mais precisa, evitando ambiguidades na interpretação, e trará atualizações como a diferenciação na aplicação das cargas entre guarda-corpos expostos ou não expostos ao vento, dependendo do local em que serão instalados.

 

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

Foto: Cris Martins e Vinicius Buarque

 

Outros trabalhos de comissões de estudos do ABNT/CB-248 que contaram com a colaboração do Comitê Brasileiro de Vidros Planos foram a retomada da elaboração do texto da futura norma ABNT NBR 16835 — Ferragens para vidro – Requisitos, classificação e métodos de ensaio, voltada à especificação dos requisitos de fabricação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial das ferragens para aplicação em vidros; e a elaboração da Parte 8 da ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações, que tratará de fachadas-cortina.

O ABNT/CB-37 também participou de diversas atividades coordenadas pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), entre elas a Comissão de Estudos de Eficiência Energética e Iluminação Natural. Ainda no ABNT/CB-002, outro projeto importante é a revisão da ABNT NBR 6123 — Forças devidas ao vento em edificações, publicada no dia 20 de dezembro – esse documento é diretamente referenciado na ABNT NBR 7199, sendo fundamental para os cálculos da espessura dos vidros e para a especificação e dimensionamento de sistemas para as obras.

Pode-se destacar, ainda, as reuniões do Grupo de Trabalho em Esquadrias e Vidros, do qual a Abravidro participa assiduamente desde a sua formação, para revisar e atualizar a normalização nacional na área de eficiência energética.

Facilidade no acesso às normas
As empresas associadas à Abravidro têm acesso online a todas as normas técnicas do Comitê Brasileiro de Vidros Plano (ABNT/CB-37), além de outros documentos relacionados ao nosso material. São mais de 50 documentos técnicos disponíveis para consulta das empresas vidreiras por meio do sistema digital ABNT Coleção. Associe-se agora mesmo e aproveite esse e outros benefícios oferecidos pela Abravidro!

Este texto foi originalmente publicado na edição 613 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Benjamin Salazar/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters