Vidroplano
Vidroplano

Abravidro em fevereiro: normas, esquadrias e vidro resistente a fogo

21/03/2018 - 16h17

A entidade participou de diversos eventos técnicos no mês passado. Clélia Bassetto, analista de Normalização da associação, realizou duas palestras no curso do vidraceiro da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo (foto  de abertura), sobre normas técnicas.

Os benefícios da esquadria correta
vp_abravidro-foto2No dia 21, Clélia e Silvio Carvalho, gerente técnico da associação, participaram de uma reunião na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). No encontro, foi criado um grupo de trabalho (foto 2) para elaborar uma publicação visando a orientar construtores na escolha de esquadrias que contribuam para a eficiência energética nas edificações e conforto térmico dos seus usuários. O material, inclusive, deve trazer cases bem-sucedidos de aplicações de esquadrias para ajudar os construtores a entender os benefícios de se usar produtos de maior valor agregado.

Pelo vidro o fogo não passa!
vp_abravidro-foto3A Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) promoveu, em São Paulo, no dia 22, a palestra Elementos envidraçados resistentes ao fogo. O evento contou com a Abravidro entre seus apoiadores, além da Abividro e da Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP). A apresentação realizada por Paulo Penna de Moraes (foto 3), da Vetrotech Saint-Gobain, chamou atenção para as normas relacionadas ao tema. Moraes explicou o tempo de resistência ao fogo, os tipos de esquadrias utilizados no suporte dos vidros e a importância de um sistema bem-dimensionado.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters