Abril movimentado
25/04/2022 - 18h30
Depois de um começo de ano fraco, o mercado começa a ver uma pequena melhora nas vendas, a qual esperamos que se consolide nos próximos meses. O Termômetro Abravidro mostrou em março o primeiro resultado positivo do ano no volume de vendas faturadas de vidros processados. Essa foi a 3ª rodada de nosso indicador, mais um importante aliado na gestão das empresas vidreiras e acompanhamento do mercado nacional.
Se a recuperação nas vendas ainda está no campo das expectativas, a melhora na situação da pandemia é uma realidade, pelo menos no Brasil. Os eventos do setor estão sendo retomados e não poderia ser diferente com o Simpovidro, principal encontro da cadeia vidreira da América Latina. É com muita alegria que confirmamos a realização da 15ª edição para novembro deste ano, como destaca a matéria de capa desta revista. Vai ser muito bom reencontrar os amigos, colocar os assuntos em dia e acompanhar temas de interesse de todos nós no palco de palestras!
E por falar em palco, novos nomes estarão comigo na cerimônia de abertura do evento. Da última edição (realizada em 2019) para cá, as usinas passaram por mudanças de comando, incluindo algumas bem recentes. No começo de abril, Leopoldo Castiella deixou a diretoria-executiva da Cebrace — agora a composição tem a dupla Manuel Correa e Lucas Malfetano à frente dos negócios. Mas não foi somente a Cebrace que teve um abril movimentado: na AGC, as novidades foram a saída de Rafael Nunes e a aposentadoria de Fábio Oliveira, um dos primeiros colaboradores da companhia no Brasil.
Outra mudança deste mês foi vista na tabela do IPI: as alíquotas do float e do texturizado foram alteradas de 5% para 10%, conforme previsto em decreto publicado no final de 2021. Com a redução de 25% pelo Governo Federal em fevereiro deste ano, as alíquotas estão em 7,5%. O tema gerou dúvidas, mas a Abravidro buscou orientar seus associados sobre o correto entendimento das medidas vigentes. No dia 14, o Governo Federal publicou novo decreto, que trouxe novas alíquotas na Tipi, já considerando a redução de 25% e com efeitos a partir de 1º de maio. Se não houver novidades até lá, a redução das alíquotas de IPI a princípio será permanente. O tema continua em nosso radar.
José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- PIB: Indústrias de transformação e construção crescem no 3º trimestre
- Abravidro participa de confraternização do Siamfesp
- Termômetro Abravidro: responda à pesquisa sobre novembro
- Low-e da Cebrace recebe homologação para aplicações com aquecimento
- Roll Door destaca conquista do Prêmio Abravidro Glass no G1
- Eastman anuncia expansão de fábrica de interlayers na Europa