Vidroplano
Vidroplano

Abusos não serão tolerados

22/11/2019 - 14h08

domingosO mercado vidreiro se viu perplexo com a nova carta de aumento de preços de uma das principais fabricantes de vidro float no Brasil, disparada em 18 de novembro. Mais uma vez, essa empresa inicia uma rodada de reajustes – sendo esse o segundo em um intervalo de pouco mais de dois meses. Os dois últimos aumentos somam 30%, em um ano no qual a inflação é estimada em 3,3%. Um verdadeiro disparate!

A Abravidro vê com enorme preocupação posturas como essa, que visam, aparentemente, a buscar um resultado melhor no ano de maneira artificial, por meio do recurso ao caminho “fácil” da revisão de tabela. Não é a primeira vez que essa empresa afeta negativamente a sustentabilidade do mercado: em 2017, ao parar um de seus fornos sem planejamento adequado, causou enorme desequilíbrio no abastecimento de float, o que teve consequências até o primeiro trimestre de 2018.

Com a maior capacidade instalada da história das usinas em nosso país e um mercado pouco comprador, o que vemos é uma tentativa de inverter a lei da oferta e da demanda, aumentando os preços para obter resultado a qualquer custo.

A Abravidro, suas entidades regionais afiliadas e seus associados fizeram seu papel: nos mobilizamos rapidamente para mostrar às usinas de base que não há espaço para outro aumento, ainda mais nas atuais condições do mercado, e que esperamos delas uma postura responsável e condizente com o atual momento. Mostramos nossa força e disposição em defender nossos interesses. Ao que parece, a mensagem foi entendida.

Posturas irresponsáveis com o mercado não serão relativizadas. A Abravidro está alerta e preparada para reagir à altura no caso de quaisquer manobras e movimentos que possam prejudicar associados e o mercado vidreiro. A associação tem como função essencial atuar em defesa dos interesses da indústria de processamento. E, não importa o adversário, iremos sempre nos colocar em favor dos processadores.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters