Vidroplano
Vidroplano

A ameaça dos importados

21/05/2019 - 11h18

domingosNo mês em que completo dois anos na presidência da Abravidro, me pego pensando nas diversas frentes em que nos engajamos nesse período em defesa do setor vidreiro e da indústria de transformação. Você encontrará encartado nesta edição de O Vidroplano o Panorama Abravidro 2019, que nos mostra a fotografia produtiva e econômica de 2018 para o mercado vidreiro. Parece o começo da retomada. Se 2017 ficou marcado como um ano de estabilidade, 2018 registrou efetivo crescimento, tanto na produção de vidros processados como no faturamento. Recomendo a leitura do documento, um importante instrumento para a tomada de decisão do empresário vidreiro.

Mas o momento exige, muito mais que a reflexão sobre o que passou, atenção plena no presente e também no futuro que se desenha. A Abravidro vê com enorme preocupação os grandes volumes de vidros importados que estão entrando no País, numa média de 20 mil toneladas ao mês. O número preocupa, porque se a média se mantiver neste mês de maio, teremos recebido em cinco meses o volume importado em todo o ano de 2018. Se somarmos a isso o desaquecimento da economia — em especial da construção civil —, e adicionarmos a produção de um novo forno de float com capacidade para 850 toneladas/dia, está traçado o cenário para um possível desastre. Isso sem falar na informalidade e guerra de preços, problemas que nos afligem há bastante tempo.

O que nos preocupa agora é saber se continuaremos nessa trajetória, pois o primeiro quadrimestre do ano foi bem aquém do esperado. Volto a olhar para trás e pensar no que podemos fazer, de forma individual ou coletiva, para tentar garantir que continuemos trilhando o caminho do crescimento.

Um deles, sem dúvida, é a qualificação da mão de obra vidreira. Este mês a Abravidro celebra a superação da marca de mais de mil módulos de especialização técnica realizados em 190 empresas brasileiras. É muito bom ver a receptividade a esse trabalho, que gera resultados como aumento da produtividade das empresas, assunto que abordo também no editorial do Panorama.

Não tenha dúvida: estamos atuando em diversas frentes para buscar as melhores condições para o nosso mercado prosperar, apesar das adversidades.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 557 (maio de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters