Vidroplano
Vidroplano

Andando em círculos

19/03/2021 - 10h56

domingos_mar2021Há exatamente um ano eu escrevia neste espaço sobre o momento sem precedentes que atravessávamos com a deflagração da pandemia, as medidas anunciadas pelas diferentes esferas governamentais, bem como aquelas que vinham sendo adotadas pelas empresas, além das preocupações com a economia em meio a tanta incerteza.

Nesses 12 meses, vivemos diferentes momentos, tanto do ponto de vista da evolução da pandemia quanto do ritmo da economia. Se o segundo trimestre de 2020 foi assustador, já no mês de julho começávamos a ver uma recuperação da atividade, especialmente no setor da construção civil. Esta resultou principalmente do fato de as pessoas estarem passando mais tempo em suas casas devido ao distanciamento social e do aumento da poupança das famílias, o que permitiu investir em pequenas reformas residenciais.

Nesse período, no entanto, jamais imaginei que teríamos uma piora tão rápida e acentuada do cenário como a que estamos vivendo desde fevereiro. O agravamento da pandemia tem tido o sabor amargo de um número de mortes inimaginável e também de limitações ainda não experimentadas, como, por exemplo, a restrição de atividades do comércio varejista da construção civil anunciada em São Paulo, que afeta diretamente a atividade das vidraçarias. Apesar da pressão das entidades do setor, as autoridades regionais têm mantido algumas ações mais restritivas do que no primeiro momento, ainda nos meses de março e abril do ano passado.

E por mais estranho que o mundo tenha estado, algumas coisas permanecem as mesmas, como uma certa indisponibilidade de float em determinadas espessuras e cores. A renovação do antidumping do vidro incolor também dá o tom de mesmice, muito embora com uma redução nas origens impactadas pela medida, com a saída dos Estados Unidos e Arábia Saudita e suspensão da aplicação para o México.

E é para mensurar o impacto disso na indústria de transformação em 2020 que mais uma vez me dirijo aos meus colegas processadores para reforçar a importância de participação na pesquisa para a elaboração do Panorama Abravidro, o único estudo econômico e produtivo do setor. Para nós, o material é um retrato do desempenho da indústria e também uma importante ferramenta de apoio na gestão das empresas. Conto com você!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 579 (março de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters