Vidroplano
Vidroplano

Aonde vamos chegar?

31/08/2023 - 11h18

rafael-ago2023O longo mas veloz mês de agosto se aproxima do fim e a preocupação com os rumos do mercado vidreiro segue em alta. As vendas de vidros processados, como aponta o Termômetro Abravidro, mostraram-se estáveis em junho e julho, mas vêm registrando movimentos de alta e baixa no ano, variando basicamente de acordo com o número de dias úteis de cada mês. De forma geral, o consumo de vidro no Brasil reduziu-se em 2023.

As usinas de base seguem produzindo com alguma redução da capacidade de seus fornos, devido à baixa demanda e aos grandes volumes de vidros importados, os quais continuam chegando ao País vindos principalmente da Malásia. Assim, a oferta de matéria-prima é a mesma.

Os preços do float praticados por elas e pelos distribuidores se estabilizaram, mas os preços dos processados seguem em queda, e com eles as nossas margens. As estratégias de planejamento tributário criativo (e desleal) de uns e a irresponsabilidade na formação de preços de outros têm prejudicado o mercado de maneira coletiva e sistêmica, o que nos faz questionar aonde vamos chegar com tanta destruição de valor dos nossos produtos. Se o bolo (consumo) está reduzido para a mesma oferta, cada empresário tem de se conscientizar que a sua fatia será menor neste momento. Ou ofertar vidro mais barato vai aumentar o consumo?

Nesse cenário adverso, no entanto, ainda há o que comemorar: este mês entrou no ar o Educavidro, a plataforma de educação a distância do setor vidreiro, iniciativa da Abravidro em parceria com a Abividro. O lançamento é resultado de quase dois anos de muito trabalho das equipes envolvidas na criação e desenvolvimento do projeto, uma grande contribuição à formação e qualificação de profissionais que atuam com o nosso material: funcionários de nossas empresas, vidraceiros, arquitetos, engenheiros, designers, bombeiros e até mesmo síndicos podem encontrar conteúdo técnico de altíssima qualidade em nosso portal! Não deixe de conferir e fazer uso desse material que conta com a participação dos maiores especialistas em vidros planos do Brasil!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 608 (agosto de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters