Vidroplano
Vidroplano

Apreensão no ar

17/04/2019 - 17h11

domingosO mês de abril começou com o acendimento do novo forno da AGC em Guaratinguetá (SP), instalação que vai mais que dobrar a capacidade da usina vidreira. O que poderia ser sinônimo de celebração vem causando preocupação no mercado. Isso porque o novo forno começa a operar num momento em que a demanda está aquém do desejado e do necessário para consumir todo o volume de vidro produzido hoje no Brasil.

O cenário traz à memória momentos recentes de demanda fraca em que o que se viu foi uma guerra de preços da qual o nosso mercado ainda não se recuperou. A destruição de valor, tanto de nossa matéria-prima como do vidro processado, é um caminho sem volta e o risco de que venha a se repetir deixa todos nós em estado de alerta. E tudo isso num momento de frustração de expectativas em relação à retomada da economia, sucessivas revisões para baixo da previsão do PIB e outras más notícias.

Guerra de preços e informalidade têm tido um papel extremamente destrutivo em toda a cadeia vidreira e a Abravidro trabalha incansavelmente no sentido contrário, sempre buscando o crescimento e desenvolvimento de nosso mercado e seu potencial, atenta ao que pode movimentar o setor e trazer resultados positivos.

E é por isso que seguimos coletando dados dos processadores em atuação em nosso país para o Panorama Abravidro 2019. A pesquisa é um importante monitor da atividade vidreira no Brasil, registrando a radiografia do setor desde 2012. O material tem sido uma importante referência para os diversos atores do mercado vidreiro, trazendo os melhores dados disponíveis. A participação de todos é fundamental para que tenhamos números sólidos e robustos. Conto com a sua participação!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters