Arte craquelada
13/12/2024 - 14h37
Um homem, uma peça de vidro, um martelo: isso basta para se fazer arte como nenhuma outra. O artista suíço Simon Berger é um dos grandes nomes atuais no mundo quando se pensa na criação de obras artísticas com nosso material – e isso se deve muito ao modo único de trabalhar: ele faz retratos e esculturas fotorrealistas craquelando chapas de vidro.
Sua carreira profissional começou na carpintaria – e talvez daí venha a habilidade para manusear ferramentas. “Meu trabalho abrange desde pequenas peças íntimas até obras de arte em grande escala, que dominam paredes inteiras. Embora a escala dessas criações possa variar drasticamente, a essência da minha arte permanece consistente: uma atenção meticulosa aos detalhes”, explica Berger.
Em seu perfil no Instagram, é possível vê-lo trabalhar: de acordo com o tipo de martelada, ele alcança uma estética diferente – quanto mais leves e próximas do vidro, mais fortes os contrastes e as sombras. Suas obras já foram exibidas em diversas exposições individuais e coletivas pela Europa, incluindo o Museu do Vidro de Murano, na Itália.
Como bem diz seu site: “Em suas mãos, o martelo não é uma ferramenta de destruição, mas sim um amplificador de efeitos”.
Fotos: Divulgação Simon Berger
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 terá palestrante brasileiro
- CES 2025 traz inovações envolvendo o vidro
- Construção: CBIC estima alta de 4,1% em 2024 e crescimento menor em 2025
- CDE-Blindex instala Casa de Vidro em exposição da Globo em Manaus
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas