Vidroplano
Vidroplano

Atenção e foco

26/05/2022 - 17h08

domingos-mai2022Já virou tradição: maio é o mês de publicação do Panorama Abravidro, estudo que apresenta o desempenho econômico e produtivo do setor de vidros planos brasileiro no ano anterior e as perspectivas para o ano vigente. Chegou a hora então de avaliarmos como foi 2021, como o mercado se comportou e se a performance das nossas empresas esteve alinhada com a média do mercado. Convido você que está lendo este texto a dedicar um tempo à publicação, disponível como encarte nesta edição de O Vidroplano.

O exercício de interpretar números e entender movimentos é um importante aliado na gestão de empresas de qualquer segmento. O setor vidreiro, além do Panorama, conta, desde janeiro, com o Termômetro, novo indicador da Abravidro de periodicidade mensal que mensura as vendas faturadas da cadeia de processamento. Em maio, medimos o resultado de abril e os números não deixam dúvidas: 2022 tem sido desafiador. A queda acumulada em relação ao volume de dezembro de 2021 é de 36,4%. As vendas não estão fracas apenas para os processadores. As usinas de base têm reduzido sua produção para atravessar esse momento de demanda baixa, mas a retomada das atividades do forno da Cebrace que está em manutenção desde março e a perspectiva de partida do novo forno da Vasa na Argentina preocupam.

Outro assunto que está no radar é o IPI. Maio marcou o início da vigência da nova Tabela do IPI, a Tipi, incluindo a redução de 35% nas alíquotas de grande parte dos produtos industriais, e exigindo da indústria como um todo, não apenas a vidreira, paciência e atenção nos desdobramentos dessa medida. Isso porque decisão do STF colocou a validade da redução em xeque e o tema vem gerando dúvidas e insegurança jurídica por todo o País. Temos acompanhado o tema de perto e buscado as melhores informações disponíveis para orientar nossos associados sobre o assunto.

Mas agora é hora de falar de coisa boa: estamos nos aproximando da data da Glass South America, que será realizada em São Paulo de 29 de junho a 2 de julho. A expectativa é alta, depois de quatro anos desde a última edição. Aliás, este é um ano de reencontros e logo depois será a vez do Simpovidro, cujas inscrições vão de vento em popa. Nos vemos na Glass!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Crédito da imagem de abertura: Cris Martins

Este texto foi originalmente publicado na edição 593 (maio de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters