Vidroplano
Vidroplano

Atentos e vigilantes

20/02/2020 - 14h21

domingos2020-2A Abravidro tem como principal eixo a defesa dos interesses dos processadores de vidros. Nesse sentido, temos atuado sempre de modo a fazer chegar às usinas de base, de maneira clara e objetiva, as preocupações e críticas do nosso elo da cadeia vidreira.

Cumprindo o compromisso assumido na edição de novembro de 2019 de O Vidroplano, eu e membros da diretoria da entidade recebemos, este mês, em nosso escritório em São Paulo, uma das fabricantes de float, representada pelo time do Brasil e também pelo vice-presidente responsável pelas operações do País na matriz da companhia.

Tivemos uma conversa franca, aberta e transparente em que comunicamos demandas do mercado em relação à empresa. Como resultado, ouvimos promessas de melhoria no relacionamento da usina com o mercado, num esforço de olhar para dentro da organização para identificar como atuar de forma mais alinhada às expectativas do setor.

Outro ponto discutido na reunião — que vale para todas as fabricantes de float no Brasil — foi a preocupação que a Abravidro tem manifestado sobre as políticas comerciais das empresas. Representante de mais de duzentos transformadores de vidros, a associação espera e demanda das usinas que suas políticas comerciais sejam aplicadas de forma clara, transparente, previsível e não discriminatória, garantindo às nossas associadas e a toda a cadeia vidreira previsibilidade e a possibilidade de competir em condições de igualdade.

Essa reunião insere-se no âmbito de uma atuação atenta, de parte da Abravidro, a todos os fatores que impactam o dia a dia e a competitividade do nosso segmento. Estamos — e estaremos sempre — atentos e vigilantes.

Outro fato relevante deste mês foi a publicação da norma NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional. Resultado de um trabalho iniciado em 2016 no Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) e que contou com a participação de vidraceiros de todo o País, o documento define os requisitos para a qualificação dos vidraceiros. A norma é um passo importante para estimular a evolução desses profissionais de fundamental relevância para a cadeia. É também um meio de reconhecer aqueles que trabalham de forma correta e responsável pelo desenvolvimento do mercado.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 566 (fevereiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters