ABNT - banner topo

Autoconhecimento faz a diferença

Heloísa Capelas mostra como a psicologia pode influenciar positivamente os negócios e a vida
reportagensSimpovidro
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Autoconhecimento faz a diferença

“A crise é o momento de mudar. Não se deve focar no que está dando errado, mas sim no que se tem de melhor — e usar isso para se reinventar” (Heloísa Capelas, escritora e empresária, considerada uma das maiores especialistas do Brasil na área de autoconhecimento e inteligência comportamental, palestrante do 13º Simpovidro)

As quatro inteligências
O principal conceito apresentado por Heloísa é parte da Teoria do Amor Negativo, criada pelo autor norte-americano Bob Hoffman. Toda pessoa tem direito ao amor — e, para que consiga exercê-lo, é importante compreender que o ser humano é um diamante com várias faces e com quatro inteligências que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas igualmente:
– Intelectual;
– Emocional;
– Espiritual;
– Física.

Conhecendo seu próximo
A emoção foi explorada por Heloísa durante a palestra. Em vários momentos, ela convidou o público a se movimentar, conversar entre si, mostrar os pontos fortes uns dos outros e, no final, pediu para todos se darem um grande abraço.

Continue a leitura após a publicidade

Experiência própria
As experiências de vida devem sempre ser usadas para o crescimento. A própria escritora é um exemplo. Sua rotina foi abalada quando descobriu que a primeira filha tinha deficiência mental. Ao abrir seus horizontes para se autoconhecer, conseguiu reverter as dificuldades e dúvidas que tinha. Além disso, o uso das quatro inteligências se mostrou fundamental para a relação entre elas. Isso mostra que desenvolvê-las traz benefícios para todos os setores da vida, seja profissional ou pessoal.

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.