Balneário Camboriú ganha o Summit BC
07/10/2024 - 18h25
O Brasil tem uma nova tradição no quesito atrações turísticas: os mirantes envidraçados. Desde o fim de 2020, com a inauguração do Skyglass Canela (no Rio Grande do Sul), esse nicho da construção ganha cada vez mais espaço, encantando milhares de visitantes – vale incluir na lista o Sampa Sky, em São Paulo, e o Mirante das Galhetas, no Guarujá (SP), todos mostrados nas páginas de O Vidroplano. E agora, mais um exemplo incrível desse tipo de obra, que atua para reforçar o quão seguro é o vidro, está aberto ao público: o Summit BC, localizado no Balneário Camboriú (SC).
Cheia de encantos
Famosa pelas praias e vida noturna vibrante, Camboriú não ganhou o apelido de “Dubai brasileira” à toa: recebe inúmeros empreendimentos residenciais de alto luxo. E é no alto do Edifício Imperatriz, um dos icônicos espigões da cidade, que está instalado o Summit BC.
A atração conta com dois cubos suspensos a 128 m do chão, no 29º andar, oferecendo vista panorâmica deslumbrante da bela orla da cidade. Como não poderia ser diferente nesse tipo de estrutura, todas as suas paredes e piso são de vidro: a sensação é de flutuar sobre a paisagem urbana e a imensidão do oceano. Um dos cubos está voltado para o Norte, enquanto o outro tem visão para o Sul – assim, é possível apreciar diversos pontos turísticos da região, como o Molhe da Barra Sul e a Ilha das Cabras.
Experiências
Administrado pela empresa First e com projeto do engenheiro Ary Manuel Onofre, da ConstruÁgil, o espaço foi pensado para oferecer uma experiência completa ao visitante. O acesso ao mirante já é diferenciado, feito por um elevador panorâmico que oferece uma prévia da incrível vista a ser encontrada. Lá no alto, um grande lounge com o Prawer Café e um restaurante coordenado pelo chef paranaense Fabiano Gulanoski, que detém o título de embaixador do sushi no Brasil, permitem relaxar e aproveitar uma bebida ou refeição.
E, então, chega-se à atração principal. Os cubos envidraçados estão entre os mais incríveis do mundo, já que contam com 2,5 m para fora do edifício. Há, inclusive, um pedido para o Guinness World Records reconhecer a obra como a maior nesse quesito – para efeito de comparação, o Sky Deck, em Chicago, tem 1,31 m para fora, enquanto o Sampa Sky tem quase 2 m. As estruturas são feitas de temperados multilaminados (três chapas de vidro extra clear, cada uma de 10 mm de espessura, com interlayers estruturais SentryGlas, da Kuraray), fornecidos pela AGC e processados pela Linde Vidros e suportam um peso de 500 kg por m².
“O Summit BC foi projetado com os mais altos padrões de segurança e utiliza tecnologia de ponta para garantir a tranquilidade dos visitantes”, explica Daniel Vanderlinde, diretor da processadora. “Os cubos são capazes de suportar grandes cargas e impactos, proporcionando uma experiência segura e emocionante”. A escolha por chapas extra clear, muito mais transparentes que outros tipos de vidro, possibilitou uma visão perfeita da cidade.
Você é um fã do vidro? Então, coloque o Balneário Camboriú na lista de suas próximas viagens.
Ficha técnica
Projeto: Summit BC
Local: Balneário Camboriú (SC)
Conclusão da obra: maio de 2024
Fabricante dos vidros: AGC
Processadora dos vidros: Linde Vidros
Como visitar o Summit BC
Localização: Avenida Atlântica, 2.554 (cobertura do Edifício Imperatriz), Centro, Balneário Camboriú (SC)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas; sábados e domingos, das 9 às 20 horas
Ingressos: podem ser adquiridos na bilheteria local ou pelo site summitbc.com.br
Fotos: Divulgação Linde Vidros
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian abre inscrições para Top Projects 2025
- 16º Simpovidro debate o setor e usinas se dizem prontas
- 16º Simpovidro: usinas mostram otimismo e se atentam à sustentabilidade
- Cebrace anuncia migração para o mercado livre de gás
- VidroCast: AGC busca estreitar relacionamento com os processadores
- AGC Brasil lança o Sunlux Champanhe, vidro de controle solar