Vidroplano
Vidroplano

Boas e más notícias

25/02/2019 - 08h37

Se 2019 teve início trazendo boas expectativas e perspectivas, o mesmo não podemos dizer do mês de fevereiro para o mercado vidreiro. A primeira má notícia foram os anúncios de aumentos de preço, por parte das usinas de base, com vigência já neste mês.

Ainda nos recuperávamos do susto quando veio o segundo baque: atraso na conclusão de pesquisa de novos valores levou ao aumento do MVA do nosso material (e de produtos do setor da construção civil como um todo) no Estado de São Paulo para 75%. O Sinbevidros-SP, entidade afiliada à Abravidro, responsável pelo tema junto à Fiesp e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), vem atuando de maneira firme, com o nosso apoio, sempre atendendo as demandas da Sefaz-SP, mas a pesquisa reúne dezenove setores e não depende apenas dos esforços do setor vidreiro. O assunto se arrasta há meses, mas espera-se ainda para este mês de fevereiro (escrevo este texto no dia 18) um desfecho mais favorável. Acompanhe nossos canais para saber mais.

Mas o segundo mês do ano também trouxe uma boa novidade, como destaca a capa desta edição: o 14º Simpovidro. O mais esperado evento do setor vidreiro já tem data e local para acontecer: será de 7 a 10 de novembro, em Porto de Galinhas. Mais uma vez estaremos juntos para discutir os rumos do nosso setor e também para confraternizar com nossos colegas de todo o País, além da possibilidade de fazer negócios no encontro que reúne temperadores, representantes das usinas de base e fornecedores de produtos, serviços e equipamentos. Em 2017 fomos 516 participantes e tenho certeza que este ano estaremos em ainda mais pessoas! Espero você lá!

E para fechar a lista de destaques deste mês, a AGC anunciou oficialmente que seu novo forno começará a operar no próximo mês de abril, com sua produção já disponível ao mercado a partir do mês de maio. Estive na sede da empresa e tive a oportunidade de ver que obra se encontra na reta final. Anunciado em 2016, quando nosso setor já se encontrava em crise, o Guará 2 vai adicionar 850 t diárias à produção nacional de float. Depois de um início de ano morno, esperamos que até lá o mercado esteja pronto para absorver essa oferta.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 554 (fevereiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters