Vidroplano
Vidroplano

Cada um no seu quadrado

03/05/2023 - 11h04

domingos-abr2023Prevaleceu o bom senso e a Vivix anunciou o fim das atividades de sua processadora de vidros recém-inaugurada em São Paulo. O efêmero novo empreendimento da usina nacional, de tão improvável, chegou a ser considerado mentira ou fake news por alguns. Infelizmente não era. Apesar de encerrada, a aventura custou à empresa alguns arranhões em sua imagem.

Tão logo tomei conhecimento da abertura da empresa, rapidamente arregacei as mangas em busca de informações que confirmassem o fato e, de pronto, fizemos uma reunião da presidência da Abravidro com a Vivix para expor, de forma firme, direta e objetiva, nossa preocupação e contrariedade com os planos da usina de passar de fornecedora e parceira comercial dos processadores a concorrente da cadeia de processamento. Têmperas de todo o País também demonstraram sua indignação cancelando seus pedidos de compras junto à Vivix.

Quando consideramos o cenário de mercado já saturado, com quase seiscentas empresas atuando em todo o Brasil, e com alto nível de ociosidade, chama a atenção o fato de uma usina de base querer se aventurar também nas atividades de seus clientes. Num mercado já tão prejudicado por práticas desleais, concorrer com uma processadora abastecida por usina de base, pertencente ao mesmo grupo econômico, seria mais uma ameaça à cadeia de processamento.

Essa vitória foi mais uma demonstração da força da nossa entidade e do associativismo! A Abravidro tem como missão trabalhar pelo desenvolvimento do mercado vidreiro, bem como defender os legítimos interesses das processadoras – e não medimos esforços para cumpri-la. Por isso, seguimos atentos e vigilantes.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters