Vidroplano
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Caleidoscópio – abril 2022

25/04/2022 - 18h32

DADOS & FATOS

Demandas da indústria
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou no fim de março a Agenda Legislativa da Indústria, documento construído em conjunto com entidades representativas que indica projetos considerados fundamentais para o setor produtivo. Entre as prioridades estão a regulamentação do mercado de carbono no Brasil e do “limbo previdenciário”; o fim do adicional do seguro de acidente de trabalho devido pelas empresas; e a regulamentação do trabalho multifuncional. Confira o material no QR code.

Perdendo espaço
Segundo Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, nos últimos 10 anos a indústria de transformação encolheu, em média, 1,4% ao ano. No mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 0,2% ao ano. “Esse resultado se deve ao custo Brasil: antigo conjunto de ineficiências estruturais que inibem os investimentos, diminuem a competitividade das empresas e comprometem a qualidade de vida da população”, afirma o dirigente.

Desaceleração após o boom
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), as vendas de materiais de construção tiveram retração de 10,4% em fevereiro em relação ao mesmo mês em 2021, com leve alta de 0,3% na comparação com janeiro deste ano. Segundo as entidades, o efeito de baixa continuará a ser observado por mais alguns meses, pois reflete a base de comparação mais elevada do primeiro semestre de 2021 — quando as vendas de materiais estavam bastante aquecidas.

Lançamentos imobiliários em alta
O Indicador Abrainc-Fipe do último trimestre móvel — novembro e dezembro de 2021, além de janeiro de 2022 — aponta para a manutenção da tendência de alta nos lançamentos imobiliários. Os dados consolidam a vertente positiva do setor, o qual se manteve firme no primeiro mês do ano ancorado na performance do segmento de médio e alto padrões. Os lançamentos somaram 57.028 unidades no período, contribuindo para alta de 42% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Ao longo dos últimos 12 meses, encerrados em janeiro, a alta é de 30% sobre o período precedente.

 

FIQUE POR DENTRO

Volta dos eventos presenciais: bom para o networking e economia
Esta edição de O Vidroplano traz na capa o anúncio da próxima edição do Simpovidro, programado para 17 a 20 de novembro, no Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ). E mais três eventos são citados este mês: na seção “Mundo do vidro”, veja detalhes sobre a Glass South America, agendada para o período de 29 de junho a 2 de julho, no São Paulo Expo, e a feira Saie Vetro; já na seção “Cursos e Eventos”, leia matéria sobre a Feicon.

Os eventos presenciais fazem a diferença no networking e movimentam a economia. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o setor tem a expectativa de fechar 2022 com faturamento equivalente a 85% do registrado em 2019: em fevereiro, ainda sob impacto da variante Ômicron, houve alta de 120% em relação ao mesmo mês de 2021 e apenas 37% inferior a 2019.

 

RETROVISOR

Aniversário e nova usina
A edição de abril de 2010 foi especial para O Vidroplano: além de celebrar os 20 anos da entidade, trazia o anúncio de que o Grupo Cornélio Brennand construiria a primeira indústria de vidros planos com capital 100% nacional — mais tarde a empresa foi batizada como Vivix, uma das quatro usinas de float com atuação no Brasil.

Este texto foi originalmente publicado na edição 592 (abril de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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