Vidroplano
Vidroplano

Casa Cor 2019 traz ambientes com vidros e espelhos em destaque

19/06/2019 - 11h50

Até 4 de agosto, o Jockey Club de São Paulo recebe a 33ª edição da Casa Cor São Paulo, uma das maiores mostras de arquitetura, decoração e design de interiores das Américas. Este ano, cerca de oitenta ambientes foram construídos por profissionais brasileiros renomados.

Em relação ao nosso material, o evento está bem-servido. Mesmo não tendo a abundância de vidros e espelhos vista na edição passada, diversas soluções especiais estão aplicadas, algumas delas fugindo do uso básico em revestimento ou boxes de banheiro, por exemplo. Confira a seguir os destaques da mostra.

 

Boas-vindas espelhadas
Logo ao entrar no Jockey Club, os visitantes deparam-se com um espaço inteiramente revestido com espelhos (foto): trata-se da bilheteria, localizada no Foyer Bienvenue, do escritório Piloni Arquitetura. As peças são da Guardian, na cor prata, e também fazem parte da composição da divisória na saída do ambiente, o qual traz ainda a mesa Bar Elis, da fabricante de móveis Breton, feita inteiramente de vidro float 15 mm lapidado e colado.

 

Inusitada e aconchegante
O arquiteto Olegário de Sá batizou o ambiente assinado por ele como Cozy House — casa aconchegante, em inglês. Além de aconchegante, ela tem um visual ousado, com sua fachada revestida com o sistema de envidraçamento C.Glass (foto), do TG Group: perfis de vidros com superfície impressa, autoportantes, dispensando o uso de caixilharia por já contar com estrutura própria de fixação. O mesmo sistema também foi aplicado nas divisórias do banheiro.

vp_casacor-cozyhouse2

Para apreciar o dia com conforto
Quem quiser parar para uma refeição tem no Café com Terraço o lugar certo. O espaço, projetado pela arquiteta Jóia Bergamo, conta com uma área externa de, aproximadamente, 30 m² todo envidraçada, com laminados 10 mm de controle solar Sunlight, da Guardian, processados pela Tempermax aplicados no teto e no fechamento lateral dela (foto). Com isso, é possível apreciar a natureza e a decoração do ambiente sem se preocupar com o calor fora dele. Vale destacar ainda as grandes portas automatizadas com vidros serigrafados pela Cinex, na entrada do refeitório.

vp_casacor-cafécomterraço

Proteção contra “espiadinhas”
Usar o Banheiro Voyeur, feito em parceria pelos escritórios Unik Arquitetura e Estúdio Aker, pode parecer constrangedor — as portas das cabines são de vidro transparente. Mas calma: ao fechá-las, tornam-se opacas (foto) — cortesia da Intelliglass, que aplica no meio dos laminados um display de cristal líquido que permite a mudança de estado dos vidros por meio de corrente elétrica. O ambiente traz também um painel de 2,25 m² composto de espelhos Eus, trabalhados pela designer Jacqueline Terpins. Com centros côncavos em cada peça, conferem um aspecto visual bastante interessante.

vp_casacor-banheirovoyeur-avp_casacor-banheirovoyeur-b

Nada a esconder
Basta passar em frente ao Lite, ambiente desenvolvido pelo escritório Duda Porto Arquitetura, para enxergar o que está do lado de dentro. Isso porque sua fachada é totalmente transparente (foto), composta de temperados 10 mm grandes, com 3,85 m de largura e também de altura. As peças, da Cebrace, foram processadas pela Têmpera New Box e instaladas com esquadrias de alumínio da linha Floating da Inovar, algumas fixas e outras como grandes portas de correr. No banheiro, chama atenção o espelho Cebrace beneficiado pela New Box, com 1,35 m de largura e 2,75 m de altura. Caso não tenha reconhecido, este é o espaço que está na capa desta O Vidroplano (só que visto pelo lado de fora)!

vp_casacor-lite

Espaços duplicados
O Estúdio Plural, de Fernando Piva, aposta nos espelhos em diversas partes do ambiente para trabalhar com reflexos. Na região do quarto, um espelho prata (com película levemente azulada) está instalado na parede da cama — o uso de distanciadores dá a impressão de que a peça flutua. No banheiro (foto), o boxe de laminado oferece transparência e segurança, enquanto o espelho no teto, colado com polímero especial, deixa a sensação de um pé-direito maior. Vale citar também um armário da Kitchens, com ferragens da Cinex, totalmente envidraçado. Os vidros foram fornecidos pela Vivix e instalados pela Vidros Queiroz.

_MG_0266

Banheiros refletivos
Reflexos também estão no centro da criação do WC Linha, da Trad Dalberto Arquitetura. O corredor de entrada é revestido de espelhos cristal 5 mm, ajudando a ampliar o espaço. Na área das pias, mais espelhos: em formato oval, estão instalados em cima de uma estrutura metálica. As portas dos banheiros ganharam temperados 8 mm, com aplicação de película jateada (pelo lado de dentro da peça). Nossos materiais foram processados pela Marcetex Vidros e as esquadrias fornecidas pela J.Brigate Esquadrias.

vp-casacor-wclinha-a

Integração de materiais
Em homenagem à renomada escola alemã de artes Bauhaus, o Linie Lounge, de Patrícia Hagobian, destaca-se logo na entrada por uma grande mesa de centro retangular (modelo Noa, da Dunelli) com tampo de vidro grosso (15 mm). O mobiliário utilizado mistura de matérias-primas bem diferentes: sua base, por exemplo, é de couro natural. Há ainda dois grandes armários envidraçados, da Florense. Um tem porta pivotante de incolor refletivo 4 mm, com perfil preto. O outro conta com portas de correr, sem trilho na parte inferior, também usando incolor refletivo 4 mm.

vp-casacor-linielounge-b

Espelhos com um toque especial
Sustentabilidade é o principal conceito do Loft Refúgio, da Consuelo Jorge Arquitetos. Ali foram usados materiais naturais que pudessem ser reaproveitados, como pedras nacionais, fibras e laminados de bambu. Quem rouba a atenção, no entanto, são duas peças enormes de espelho Bronze Lino 4 mm (foto), com um padrão de linhas em sua superfície que ajuda a criar uma estética única. Para embelezar o ambiente, ainda tem um armário envidraçado, produzido pela Kitchens, com temperado incolor 4 mm. Os vidros aplicados no espaço foram processados pela Cinex.

_MG_9786

Decoração transparente
O Coral Hotel, de Pedro Lázaro, não tem muitas aplicações de vidro, mas uma delas impressiona. Logo na entrada, há uma peça de multilaminado (quinze camadas) com uma flauta no interior — o instrumento está totalmente dentro desse bloco de vidro. O item mostra como nosso material pode ser utilizado de formas inovadoras na decoração de ambientes, fugindo das tradicionais aplicações em interiores.

vp-casacor-coralhotel-a

Campinas Decor: peças de valor agregado em destaque
A edição 2019 da mostra Campinas Decor, realizada em Campinas (SP) de 26 de abril a 16 de junho, contou com a Guardian entre seus patrocinadores — e com produtos diferenciados da fabricante em inúmeros ambientes. Um deles é o Cocktail Bar Manhattan (1), da arquiteta Adriana Bellão, que tem o fundo do grande armário atrás do balcão todo revestido com o espelho Guardian Evolution, o qual conta com uma camada protetora especial que o torna altamente resistente contra manchas e oxidação.

vp_campinas-cocktailbar

Já no projeto Startup (2) da designer de interiores Alessandra Scatolin, foram utilizados vidros Reflect Guardian no teto, cujo espelhamento bronze forma um interessante contraste com as plantas naturais suspensas e controlam a passagem de luz e calor para dentro do ambiente.

vp_campinas-startup

Em ambos os casos, as peças foram fornecidas pela Cyberglass.

 

RioMar Casa: bronze é a cor mais quente
O Shopping RioMar, no Recife, recebeu, de 25 de abril a 26 de maio, a 4ª edição da RioMar Casa. Uma tendência percebida em alguns ambientes é o uso de peças na cor bronze, como visto, por exemplo, na Barbearia Shop (1). Assinado pelo designer de interiores Tony Pedrosa, o espaço conta com vitrine de vidro de controle solar Performa bronze e espelhos da mesma cor, ambos produtos fabricados pela Vivix.

Processed with RNI Films. Preset 'Agfacolor XP 160 Vibrant'

Ela também marcou presença no Banheiro do Casal (2), de Camila Bittencourt, com o Performa bronze temperado 8 mm contribuindo para a privacidade nos boxes e diversos espelhos pelo ambiente, em sintonia com os tons mais quentes escolhidos pela arquiteta.

vp_riomar-barbearia

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters