Casa de hóspedes em São Paulo tem paredes envidraçadas
26/01/2022 - 10h43
Já pensou acordar numa manhã ensolarada, em plenas férias, e nem precisar sair do quarto para enxergar a natureza? Pois é isso que os hóspedes do Altar Prainha — erguido em Joanópolis, cidade localizada a pouco mais de 100 km da capital paulista — encontram no espaço inaugurado no fim de 2020. A aposta em vidros de controle solar garante uma experiência única aos visitantes, oferecendo conforto térmico e belas vistas dos arredores.
Celebração do belo
Idealizado pelo empresário Facundo Guerra, o projeto foi criado como uma tentativa de reconectar as pessoas à natureza. “Ele é uma membrana entre o dentro e o fora, entre nós mortais e o imortal, ou aquilo que chamam de ‘divino’”, explica Guerra em entrevista para a revista Habitare. “Um lugar que permita às pessoas o contato com algo maior.” Segundo o empresário, o Altar funciona como um retiro de toda a vida intensa encontrada na cidade grande, de forma a fazer com que os hóspedes possam ter contato com si mesmos.
Com 92 m² de área total, incluindo espaços externos, a casa está localizada na represa do Jaguari, a menos de duas horas de São Paulo. O acesso se dá pela Fazenda Pedra Alta, responsável por vigiar e monitorar o ambiente, evitando assim a presença de estranhos – afinal, privacidade é algo importante quando se têm paredes transparentes.
Comodidades
Quem se hospedar no Altar Prainha (a casa acomoda até três pessoas) terá à disposição diversas atividades de lazer (todas pagas à parte), como trekking, aluguel de cavalos, barcos e bicicletas. O espaço oferece:
– Quarto com cama queen size
– Cama de solteiro embutida na parede
– Churrasqueira
– Vídeo projetor 4K com tela de 150 polegadas
– Estacionamento privado
Minimalismo
A decoração com conceito minimalista, incluindo cores sóbrias em todo o interior, combina com os panos de vidro – já que trazem elegância e aspecto clean, de limpeza, à construção. Foram aplicadas em todas as fachadas peças laminadas (4 + 4 mm) do vidro de controle solar ClimaGuard SunLight, da Guardian, garantindo assim o conforto térmico interno mesmo em dias de Sol. Além disso, nosso material ajuda na economia de energia ao diminuir o uso de ar-condicionado.
“Projetos como esse, desenvolvidos com foco na autossuficiência e que trazem o menor impacto possível ao meio ambiente, não poderiam ter suas vedações externas com outra solução”, analisa Betânia Danelon, gerente-comercial do segmento de Arquitetura da Guardian. “Esse tipo de vidro atende a demanda crescente do mercado residencial por ambientes claros, iluminados, amplos ou que deem essa sensação de amplitude aliada ao conforto térmico.” Por falar em sustentabilidade, a obra foi construída com madeira de reflorestamento e tem sistema fotovoltaico para produzir energia solar e tratamento próprio de resíduos.
Ficha técnica
Obra: Altar Prainha
Autor do projeto: Cubicset Construções Modulares
Local: Joanópolis (SP)
Conclusão da obra: segundo semestre de 2020
Vidros usados nas paredes da casa: peças laminadas 4 + 4 mm de vidro de controle solar ClimaGuard SunLight
Fabricante: Guardian
Processador: Cubicset
Fabricante das esquadrias: Dialc
Instalação dos vidros: Dialc e Cubicset
Créditos das imagens: Studio Connecta
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian abre inscrições para Top Projects 2025
- Inscreva-se no Prêmio ADUS LATAM de arquitetura, da Saint-Gobain
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Educavidro disponibiliza aplicativo para estudos via celular e tablet
- Casa de vidro é destaque na Casa Cor PR 2024
- Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?