Chegou a hora!

Mercado vai se reencontrar na Glass South America 2022
Editorialreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.

domingos-jun-2022Depois de quatro anos de muita espera e muitos adiamentos por conta da pandemia, está chegando a hora de o mercado se encontrar na Glass South America. A feira vai ser uma excelente oportunidade para reencontrarmos fornecedores, clientes e amigos, além de nos atualizarmos sobre novos produtos e serviços do setor. As expectativas são altas e expositores e visitantes aguardam entusiasmados por este momento!

Por falar em novidades da indústria, neste mês de junho a Abravidro ampliou a participação no Termômetro a todo o mercado vidreiro. Nesta edição do estudo, com dados referentes ao desempenho de maio, 65 empresas responderam ao questionário, ampliando a representatividade e precisão dos dados apresentados. Deixo aqui o convite para que mais processadoras participem desse processo, contribuindo para mais essa importante ferramenta de apoio ao setor.

Segundo o Termômetro, maio trouxe um respiro e uma expectativa de recuperação após um mês de abril bem ruim. Ainda assim, o volume de vendas faturadas em metros quadrados nos primeiros cinco meses deste ano continua em queda em relação ao mês de dezembro de 2021, referência do estudo. A situação do mercado preocupa, com retração na demanda por nossos produtos, aumentos sucessivos no custo dos insumos, além das incertezas típicas de anos eleitorais.

Continue a leitura após a publicidade

Também preocupam os relatos de aumento da informalidade, cujos impactos negativos para a cadeia se acentuam a cada temporada de economia desfavorável. Somado à atuação desleal de alguns atravessadores, isso faz com que nosso setor se fragilize, comprometendo o desenvolvimento de todos. É preciso que as empresas assumam sua responsabilidade com um mercado justo e ético caso queiram o mesmo de seus concorrentes e parceiros. É isso que a Abravidro espera de cada um dos elos do mercado vidreiro.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 594 (junho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Leia também:

Momento adverso

23/06/2025
Editorial

Que venham mais 35!

27/05/2025
Editorial

Globalização?

30/04/2025
Editorial