Vidroplano
Vidroplano

Como aprender no mundo moderno

16/12/2019 - 17h45

Quem é?
Carlos Melo é cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e comentarista da rádio CBN.

 

Empatia, assimilação e autoconhecimento são essenciais para aprender. Não se preocupe por não saber tudo. O novo mundo ainda não tem nome

 

Tópicos abordados
Mudanças constantes: o mundo muda desde sempre. Basta lembrar que telefone de discar, máquina de escrever e televisor são aparelhos antigos. Hoje, mudados, estão nas palmas das nossas mãos, nos smartphones.

Como agir?: você pode ficar aterrorizado ou encarar com naturalidade. É possível, sim, ser feliz com este mundo, desde que esteja disposto a “investir” na transição. Afinal, vivemos a “era do imprevisto”, cheia de medo do futuro.

Verdade x certeza: é necessário lembrar a frase do filósofo Karl Popper: “Não importa quantos cisnes brancos você veja ao longo da vida; isso nunca dará certeza de que cisnes negros não existem”. Ou seja, não há certeza sobre quase nada.

Abrir-se para a Indústria 4.0: as empresas devem ter senso de complexidade, assim como disposição, coragem e criatividade. Aprenda a aprender com o seu pai e com o seu filho para ter acesso a outras visões do mundo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 564 (dezembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters