Vidroplano
Vidroplano

Como manusear o vidro dentro e fora da vidraçaria

18/12/2023 - 12h19

O manuseio correto de vidros nas usinas e processadoras é apresentado na reportagem especial desta edição de O Vidroplano (clique aqui), mas os cuidados com nosso material não terminam nessas empresas: os vidraceiros também precisam estar atentos ao carregar as peças, seja internamente ou nas obras em que a instalação será feita.

A seção “Para sua vidraçaria” é sobre isso. Abordamos as particularidades no manuseio de vidros e espelhos e trazemos algumas dicas essenciais para garantir a segurança da sua equipe e dos seus produtos nessa atividade.

Movimentação apenas quando necessária
Segundo Francisco Conte, diretor de Operação da Vivix Vidros Planos, é ideal evitar ao máximo a movimentação dos vidros de forma manual – em outras palavras, os produtos só devem ser levados de um espaço a outro quando houver necessidade. “O cuidado com essa medida diz respeito à saúde e segurança dos colaboradores das vidraçarias, além de reduzir o perigo de arranhar, riscar, fragilizar ou avariar os produtos.”

Essa orientação é reforçada por Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro. Ele considera que, em geral, os cuidados e recomendações para o manuseio realizado pelas vidraçarias costumam ser os mesmos indicados para as processadoras.

Mas vale destacar que, enquanto os vidros precisam ser carregados em vários momentos durante seu beneficiamento e têmpera – por exemplo, do corte para a lapidação, desta para a lavagem etc. –, o trabalho dos vidraceiros não envolve tantas etapas. “Aqui não temos produção e corte, somente o manuseio de peças já prontas”, aponta Jaqueline Fazolim, gerente de Relacionamentos e Projetos da Fazolim Vidros. Com isso, um bom planejamento pode ajudar sua empresa a restringir essa movimentação das peças ao essencial – por exemplo, quando elas precisarem ser levadas da área de armazenamento para o veículo que as transportará à obra.

Proteção para os trabalhadores…
Assim como em todos os tipos de atividade envolvendo o nosso material, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é indispensável para o manuseio de vidros. Segundo Cláudio Lúcio, os colaboradores que carregam as peças devem estar paramentados com os seguintes itens:

  • Luvas anticorte;
  • Mangotes anticorte;
  • Óculos de proteção;
  • Capacete (quando os vidros forem carregados acima da altura da cabeça);
  • Botas com biqueira.

Além dos EPIs, o uso de equipamentos para facilitar o deslocamento do vidro também é recomendável. Vidraçarias normalmente trabalham com peças menores, não precisando de dispositivos como pinças, cintas ou ventosas automáticas – ainda assim, há soluções voltadas para auxiliar o carregamento feito manualmente. “Usamos ventosas manuais para transportar vidros muito grandes e/ou pesados, pois, além de facilitar a locomoção, elas também dão mais segurança para nossos funcionários em caso de quebras”, comenta Jaqueline.

 

Foto: Divulgação GlassParts

Foto: Divulgação GlassParts

 

Diferentes equipamentos de manuseio voltados para vidraçarias podem ser encontrados no mercado nacional. A GlassParts, por exemplo, fornece carrinhos para transporte e as já citadas ventosas manuais. Ricardo Costa, diretor-comercial da empresa, recomenda que o vidraceiro busque se informar com o fabricante dessas soluções sobre o uso adequado delas e seus limites. “Não basta escolher o equipamento adequado; também é importante sempre respeitar a capacidade de carga dele”, alerta o diretor.

…e para os vidros
Nosso material pode ser danificado quando as peças são colocadas em contato direto umas com as outras, ou apoiadas diretamente em paredes. Dessa forma, é necessário colocar protetores em cada uma delas: o mercado já conta com soluções para a segurança do vidro.

A C&A Embalagens é uma das empresas no Brasil que fabricam vários tipos de protetor, como calços e cantoneiras de papelão (com dimensões específicas de acordo com a espessura do vidro a ser protegido) – os primeiros podem ser colocados nas laterais ou nas faces das peças, enquanto as segundas são voltadas para a proteção das quinas (pontas). Há também separadores emborrachados para aplicação nas superfícies.

 

Foto: Divulgação C&A Embalagens

Foto: Divulgação C&A Embalagens

 

Antéo Olivatto Júnior e Roberto Luis Dolo – presidente e gerente financeiro da C&A Embalagens, respectivamente –, ressaltam que os protetores devem ser colocados na quantidade adequada para assegurar a proteção e integridade dos vidros. Assim, ao adquirir essas soluções, não deixe de consultar o fabricante delas para saber quantas usar e a melhor forma de colocá-las e retirá-las.

Outro ponto muito importante para garantir a integridade dos vidros é o local de armazenamento. Cláudio Lúcio enfatiza que esse espaço precisa ser protegido de intempéries e isento de umidade ou contaminantes.

 

Foto: New Africa/stock.adobe.com

Foto: New Africa/stock.adobe.com

 

Como manusear o vidro na obra?
Em geral, conforme apontado anteriormente, os cuidados tendem a ser os mesmos, mas é preciso estar atento às particularidades do local em que os produtos serão instalados. “Como nosso foco hoje é em projetos com serralheria, a maioria das peças transportadas já chega encaixilhada, tornando o transporte mais seguro”, explica Jaqueline Fazolim. “Já quando temos serviços com espelhos e vidros mais delicados, o processo é basicamente o mesmo – talvez até mais delicado – que o seguido dentro da nossa linha de produção. Nela já sabemos onde estão os equipamentos e obstáculos que podem causar um acidente, enquanto dentro de uma obra, principalmente quando há mais prestadores em serviço, a atenção e o cuidado são redobrados.”

Atenção!

  • Peças de tamanho médio ou grande precisam ser carregadas por, no mínimo, duas pessoas;
  • Os vidros e espelhos devem ser manuseados sempre na vertical;
  • Furos e recortes devem estar voltados para cima;
  • Não use tábuas como rampa para os funcionários carregarem ou descarregarem os vidros nos veículos, pois elas oferecem risco de queda.

 

vidracaria5-dez2023

 

Casos especiais
Considerando os diversos tipos e composições de vidros e espelhos disponíveis no mercado nacional, há cuidados específicos que precisam ser tomados para algum deles?

Jaqueline Fazolim responde: “Os tipos de peça com os quais temos os maiores cuidados são os espelhos e os vidros finos, com espessuras abaixo de 4 mm, com os quais precisamos ter maior cautela durante a movimentação. Os vidros jateados também merecem atenção, pois a superfície deles pode reter gordura ou umidade em contato com a pele”.

Em caso de dúvida sobre algum produto, o indicado é entrar em contato com a fabricante do produto para conferir se há alguma recomendação especial para manuseá-lo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 612 (dezembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Rochu_2008/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters