Vidroplano
Vidroplano

Confira as novidades da revisão da norma para vidros laminados

21/07/2020 - 12h13

A revisão da NBR 14697 — Vidro laminado, preparada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), já se encontra na reta final.

O novo texto, cujas últimas partes estão em processo de conclusão, trará uma série de novidades. O objetivo é ampliar os conhecimentos do setor referentes ao produto e levar mais clareza e acessibilidade para a realização dos ensaios desse tipo de vidro.

 

Conteúdo adicional
Uma das mudanças na versão revisada da NBR 14697 é que ela conterá um novo item, dedicado aos cuidados em relação às bordas expostas dos laminados. Nele serão considerados tópicos como a forma correta para a vedação das bordas, os motivos relacionados à delaminação de laminados compostos de vidros temperados e a compatibilidade ou não do interlayer com selantes e/ ou produtos utilizados em colagem estrutural, evitando, com isso, que ocorra a delaminação da peça.

Outra novidade é a inclusão dos requisitos de tolerância para o empenamento (alteração da planicidade do vidro) dos laminados. Antes, essas distorções só eram tratadas em relação ao temperado, na norma destinada a esse produto (NBR 14698 — Vidro temperado).

 

Novas possibilidades para ensaios
O texto do documento também trará alterações nos procedimentos de ensaios para laminados. Um deles é o de resistência a altas temperaturas, o qual passará a considerar a possibilidade de dois métodos alternativos (ensaio em forno ou com água fervente), deixando mais claros os critérios de realização e os requisitos para aprovação dos corpos de prova.

Da mesma forma, o ensaio de radiação considerará a escolha entre duas metodologias diferentes e as fontes alternativas de radiação às quais o laminado pode ser submetido.

 

Como participar da revisão da norma:
• Envie um e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em participar de forma remota das reuniões;
• Você receberá um convite com um link para acesso à ferramenta;
• Faça o download da ferramenta;
• Certifique-se de que seu computador tenha câmara, microfone, caixas de som e Internet de qualidade.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 571 (julho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters