Vidroplano
Vidroplano

Confira os destaques da Casa Cor 2023

03/08/2023 - 12h49

A Casa Cor São Paulo, principal evento de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, está a todo o vapor. Com o tema Casa & Morada, a mostra, que teve início no dia 30 de maio, segue aberta aos visitantes até 6 de agosto. Assim como no ano passado, o palco escolhido para acolher a edição de 2023 foi o Conjunto Nacional, um dos ícones da arquitetura paulistana.

Este ano, foram 74 ambientes espalhados por mais de 11 mil m². Os projetos incluem abordagens a temas como diversidade e sustentabilidade. Como todo ano, a equipe de O Vidroplano esteve na exposição – que não conta com uma quantidade tão grande de aplicações de vidros e espelhos, como visto nas últimas edições. Mesmo assim, a diversidade surpreende. Nas próximas páginas você poderá conferir os principais destaques.

 

Casa Araxá – Navarro Arquitetura
Vidros oferecem diferentes texturas ao espaço de José Carlos Navarro, além de serem responsáveis pela entrada de iluminação natural: uma grande janela feita de incolor 4 mm, fornecida pela EuroSystem, instalada na área da pia, inunda o ambiente interno com luz do Sol. Uma mesa de jantar com tampo de temperado 12 mm enfeita a cozinha, estando bem próxima da mesa de centro na sala de estar, feita de vidro fundido 5 cm, da Glass11.

Crédito: Denilson Machado

Crédito: Denilson Machado

 

Living Alma Brasileira Banco BRB – Juliana Cascaes
Como o próprio nome sugere, no ambiente de Juliana Cascaes a brasilidade em suas múltiplas formas é o tema central. A escultura Panorama, assinada pelo designer Luis Fronterotta, é formada por um conjunto de sete torres – construídas com peças de incolor 10 mm, incolor temperado 10 mm e espelho prata 4 mm – e dá as boas-vindas a quem visita o local. A mesa de centro twist redonda, do designer Jader Almeida, com centro vazado e coberto com tampo de vidro passa a impressão de haver ali uma peça conectada ao chão do espaço. Pouco adiante, uma mesa da SevvExclusiv com tampo redondo de extra clear temperado 10mm, fornecido pela Divinal, salta aos olhos pela beleza e imponência.

 

Casa Almar – Rafa Zampini
No ambiente assinado por Rafa Zampini, a ideia foi abraçar de vez o conceito ecofriendly. Por ser um material 100% reciclável, o vidro não só esteve presente como foi criativamente aplicado, a exemplo do espelho orgânico com moldura de madeira, da marca Ibiza Home, no banheiro. E se estamos falando de natural, o cuidado com a iluminação é primordial. Assim, Zampini optou por trabalhar com uma fachada toda transparente, composta por laminado incolor 14 mm nas portas de correr e de 10 mm no quadro fixo superior, fornecidos pela Tecnosystem.

 

Mediterrâneo em Mim – Hellen Pacheco
O conceito central do banheiro criado pela arquiteta Hellen Pacheco é a multirreflexão das cores encontradas no chão de azulejos, nas plantas e nas paredes do espaço. O local tem Espelho Cebrace 5 mm na região das pias, enquanto as portas dos toaletes são de incolor 6 mm (com película branca de segurança) e mais espelhos. Esses materiais ajudam a aumentar a sensação de espaço do ambiente. As esquadrias usadas ali são da Projevale.

 

Percursus – Studio Guilherme Torres
Mais que um local para explorar a decoração de interiores, o Percursus é uma instalação artística. O espaço explora a obra Derrapagens, da artista plástica Regina Silveira, formada por marcas de pneus no chão e paredes, recriando a presença do trânsito em uma cidade em constante movimento. Grandes mobiliários se destacavam: as mesas foram produzidas pela Glass11, com tampos do vidro Rocky Extra Clear, com incríveis 30 mm de espessura.

 

Crédito: Denilson Machado

Crédito: Denilson Machado

 

Odoiá – Gustavo Martins Arquitetos
A fachada envidraçada preparada pelo arquiteto Gustavo Martins chama a atenção de longe: a estrutura é construída com o Blindex Impress, vidro temperado pintado com técnicas de impressão digital realista, oferecendo textura à sua superfície. Dentro do quarto, outro destaque é o guarda-roupa minimalista, feito com poucas peças de incolor, que se integra ao resto do ambiente perfeitamente.

 

Tendências de 2023

1. Espelhos orgânicos
Isso já é tão usado de 2021 para cá que está se tornando um conceito quase permanente. Na mostra, espelhos em banheiros fogem do tradicional formato retangular ou redondo, aparecendo em formas fluidas e onduladas, como visto no Banheiro da Família (de Daniel Szego e Fredy Terzian).

2. Mobiliários transparentes
Acompanhando o que O Vidroplano mostrou na matéria de capa de junho, mesas, armários e aparadores de vidro cada vez mais marcam presença em espaços da Casa Cor. Se antes era um ou outro, atualmente é possível encontrar vários móveis envidraçados, como no Futuro Urbano by Peugeot (Caio Bandeira e Tiago Martins) e O Primeiro Loft (Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr).

3. Espelhos laminados
Outra reportagem da revista publicada em junho apresentou uma solução encontrada na exposição: a Casa Essência Duratex (Paola Ribeiro) e a Morada da Alma (Quintino Facci Arquitetos) tiveram espelhos laminados, uma forma de unir reflexos com segurança.

Este texto foi originalmente publicado na edição 607 (julho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Thiago Borges



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters