Vidroplano
Vidroplano

Conheça em detalhes o projeto Rua da Saúde

19/07/2024 - 12h06

A categoria mais concorrida no 1º Prêmio Abravidro Glass South America foi “Projetos e Obras que Empregam Vidros”: eram 94 projetos arquitetônicos de primeira linha indicados por empresas vidreiras, todos brigando por apenas um troféu. E o vencedor não poderia ser uma construção mais inspiradora no uso de nosso material: conhecida como Rua da Saúde, a cobertura envidraçada que protege a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre une design arrojado a uma moderna tecnologia estrutural para criar uma obra-prima do vidro.

Inspirações de renome mundial
A obra cobre uma área de 4.400 m² da Santa Casa, oferecendo proteção para pacientes, médicos e visitantes do local. Criada a partir dos conceitos da arquitetura orgânica (que busca reproduzir formas e movimentos encontrados na natureza), a construção foi pensada pelos arquitetos Gustavo e Marcelo Seferin, da Seferin Arquitetura. A inspiração veio de duas renomadas obras internacionais: a pirâmide localizada na entrada do Museu do Louvre e a cobertura ondulada da Fiera Milano, espaço de exposições em Milão, na Itália, onde ocorre a tradicional feira vidreira Vitrum.

A cobertura ganhou uma estrutura do tipo gridshell, que utiliza nós estruturais para interligar os painéis. Essa foi a solução encontrada para suportar 1.750 peças triangulares de vidro laminado (6+6 mm), feitos de Cool Lite ST 136 (da Cebrace), encaixadas em um formato ondulado. “Nosso grande desafio foi viabilizar essa estrutura considerando o mínimo de apoios para a redução de interferências com a infraestrutura hospitalar”, explica Miriam Sayeg, diretora da sbp Latam, braço local da consultoria alemã de engenharia schlaich bergermann partner. A empresa, responsável pela concepção estrutural da Rua da Saúde, elaborou ainda o projeto da entrada principal do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que também conta com formas orgânicas.

 

vidroemobra2-jul2024

 

Desafios
As estruturas gridshell permitem maior liberdade de curvatura, assim como cobrir grandes áreas sem a necessidade de apoios intermediários. “Estudou-se a melhor modulação estrutural, de forma a garantir a curvatura volumétrica desejada”, revela Miriam. “Quando corretamente definidas, as gridshells otimizam a performance estrutural de seus elementos e, na Rua da Saúde, garantiram seções muito esbeltas, cheias de leveza.”

Responsável pela instalação e fixação dos vidros, a Avec Design utilizou um sistema próprio para o encapsulamento das peças. “Trabalhamos totalmente em 3D, digitalizando as medidas dos quase 2 mil triângulos de vidro. Nosso sistema Ecoglazing, que utiliza o VES (vidro encapsulado em silicone) é capaz de cumprir geometrias complexas, com qualidade e durabilidade”, comenta José Guilherme Aceto, diretor da empresa.

 

vidroemobra3-jul2024

 

Para a Cyberglass, processadora de São Paulo que forneceu os vidros para a obra, esse projeto foi um dos mais desafiadores já enfrentados pela empresa. “Passamos por uma extensa fase preparatória antes de podermos iniciar a produção”, explica Rodrigo Seixas Guerrero, seu diretor de Operações. “Recebemos os desenhos de cada um dos triângulos, com suas respectivas medidas, e podemos afirmar com segurança que não há uma única peça de tamanho repetido”. Segundo Guerrero, foram semanas posicionando cada ângulo, realizando cortes e marcações necessárias para destacar os vidros. “As entregas também foram desafiadoras, pois acomodar triângulos com ângulos diferentes é uma tarefa bastante arriscada.”

Conferindo as fotos desta reportagem, chega-se a uma conclusão bastante óbvia: todo o trabalho para a cobertura envidraçada ficar pronta foi complexo, detalhista, único – mas valeu cada gota de suor.

 

vidroemobra4-jul2024

 

220 anos de história na saúde
Mais antigo hospital do Rio Grande do Sul, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é formada por nove hospitais: duas unidades consideradas “gerais” (uma para atendimento de adultos e outra pediátrica) e cinco voltadas para especialidades (cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia e transplantes). O Hospital Dom João Becker, da cidade de Gravataí, também faz parte do complexo.

Além de disponibilizar à população serviços de consultas ambulatoriais e de diagnóstico e tratamento, procedimentos cirúrgicos e internações, entre outros atendimentos, o espaço desenvolve intensa atividade de ensino e pesquisa, sendo, desde 1961, o hospital-escola da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

 

vidroemobra5-jul2024

 

Ficha técnica
Projeto: Rua da Saúde
Local: Porto Alegre
Conclusão da obra: outubro de 2023
Arquitetura e engenharia: Seferin Arquitetura e sbp schlaich bergermann partner
Fabricante dos vidros: Cebrace
Processadora dos vidros: Cyberglass
Instalação dos vidros: Avec Design

Este texto foi originalmente publicado na edição 619 (julho de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Roberta Gewehr



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters