Vidroplano
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Conheça em primeira mão a E-squadria Show

21/09/2023 - 10h59

O setor vidreiro nacional ganhou uma nova feira para seu calendário de eventos: a E-squadria Show, organizada por NürnbergMesse Brasil (NMB), Fiera Milano Brasil e Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), promotora da feira Expo Revestir. Como o nome indica, a mostra será voltada à indústria de esquadrias e acontecerá simultaneamente à Glass South America 2024, de 12 a 15 de junho do ano que vem, no centro de eventos São Paulo Expo.

A editora de O Vidroplano, Iara Bentes, visitou a sede da NMB em São Paulo para entender melhor o projeto. Participaram da conversa João Paulo Picolo, CEO da NMB; Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil; e Maurício Borges, presidente-executivo da Anfacer. A seguir, confira os conceitos por trás da E-squadria Show e como ela poderá aproximar o segmento do vidro dos especificadores.

Estamos a menos de um ano da Glass South America 2024, uma Glass que será comemorativa, já que a feira chegará à 15ª edição. Qual o papel do evento no mercado vidreiro nacional e sul-americano?
João Paulo Picolo — A feira existe desde 1996… Tem tempo, não é? Acho que a Glass se propõe a exercer um papel fundamental para o desenvolvimento da indústria vidreira na América Latina. Estamos muito felizes com o resultado do que a gente tem construído até então. É uma mostra reconhecida mundialmente – hoje, está listada entre as três maiores do mundo; só não é maior que a China Glass e a Glasstec, na Alemanha. E para 2024, teremos um evento ainda maior. O processo comercial está andando com muita força, mostrando pra gente que vai ser mais uma edição com recorde de empresas participantes. Existe também um esforço de trazer um público muito forte de todo o Brasil, como sempre aconteceu nas versões anteriores, e também da América do Sul, até pelo programa de compradores que vamos implementar, no qual trazemos os maiores players de alguns países para dentro da feira.

E o que de novidade já pode ser antecipada para o público vidreiro?
JP — Além de mais expositores, um ator importante dentro de um projeto como a Glass é o conteúdo. E você tem várias formas de trazê-lo para dentro de uma feira. Além das palestras que são colocadas à disposição do público visitante, existem as experiências. Então, você tem o Vidro em Ação, ação longeva sobre normas técnicas feita pela Abravidro com a NMB; o programa Vidro Certo, desenvolvido em parceria pela Abravidro e Abividro; e também uma novidade, o Mais Negócios, que ajudará vidraceiros a ampliar seus negócios.

 

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E, João, existe outra novidade ainda maior, esperada há muito tempo pelo setor. Explique-a para nós.
JP — Sim, a E-squadria Show. Para quem não sabe, a NürnbergMesse é proprietária de uma feira muito reconhecida, a maior do mundo no setor de esquadrias, chamada Fensterbau Frontale, e há muitos anos estudamos essa indústria, que tem uma sinergia muito grande com a do vidro, para trazer um projeto paralelo à Glass. E depois de muito estudo, muitos anos se preparando de uma forma muito correta para achar o momento exato para fazer esse lançamento, tomamos a decisão de anunciar a E-squadria Show. A ideia foi se cercar de gente muito competente para fazer esse projeto em conjunto. Por isso, fomos atrás da Fiera Milano e da Expo Revestir. Então, essa é a grande novidade.

A E-squadria Show vai acontecer nos mesmos dias da Glass South America, de 12 a 15 de junho do ano que vem?
JP — Isso mesmo. Será no pavilhão vizinho ao da Glass, no São Paulo Expo. Serão eventos independentes, entradas independentes, porque tem um público que, de fato, é diferente, mas a porcentagem disso é pequena.

De onde veio a ideia para a criação da E-squadria Show?
JP — A resposta é relativamente simples: o mercado pediu para a gente inserir esquadrias dentro da Glass. Quando começamos a estudar e ir atrás de parceiros e expositores em potencial, concluímos que o mercado desejava algo voltado para a arquitetura – tal como a Expo Revestir. O que a gente fez? Olhamos para o nosso ciclo de relacionamento buscando aquele que mais conhecia esse universo, a Anfacer, apresentamos nossas ideias e toparam na hora. Depois foi a vez de buscar quem já tinha feito uma feira de esquadrias, com bastante conhecimento no setor, e foi fácil chegar ao nome da Fiera Milano, que faz o maior evento do mundo para arquitetos. O mercado não quer mais do mesmo: quer um evento focado para o especificador.

Maurício, você poderia falar para gente um pouco sobre a composição de marcas e de parceiros que a Fiera Milano traz para a E-squadria Show?
Maurício Macedo — A Fiera Milano já organizou no Brasil, por dez anos consecutivos, um evento para esse mercado em São Paulo. A gente já transita nesse setor há algum tempo. A atuação em Milão dispensa apresentações, pois é a capital do design, temos o I Salone – Salone del Mobile Milano como o principal evento mundial em design de móveis, reunindo profissionais do mundo todo. O que estamos idealizando é um evento muito diferenciado do ponto de vista de captação de público, do perfil dos visitantes e expositores. Foi como o JP falou, cada vez mais é possível ver essa sinergia entre esquadrias e vidros.

Você comentou um ponto-chave, um diferencial na proposta da E-squadria Show. Qual será o público da feira?
MM — Queremos atrair arquitetos para prestigiar o evento. Temos organizado eventos de esquadrias há muito tempo e contamos com uma base de dados bem rica, mas a ideia não é focar em quantidade, mas, sim, em qualidade na segmentação desse público. Até por ser um evento contíguo à Glass, nós tivemos uma limitação de espaço nesta primeira edição, então focamos em empresas bem estratégicas e diferenciadas na área de esquadrias. Nossa intenção é criar um produto diferente, e não concorrente, do que já existe no Brasil.

JP — É importante ressaltar que uma demanda muito clara para a gente durante os estudos que comentei é a presença de arquitetos, para não sermos mais do mesmo. Foi um trabalho minucioso no sentido de entender, de fato, as demandas daquela indústria.

A gente vê que a Expo Revestir é um evento de sucesso sob todos os prismas, com números avassaladores de visitantes. De que maneira o público da Revestir se conecta com o público da E-squadria Show?
Maurício Borges — Vale a pena reforçar que temos uma parceria bem longa com a NMB, de mais de vinte anos, que foi crescendo ano após ano. No momento, a ideia é fazer somar nesse processo e, junto com a Fiera Milano e Abravidro, trazer esse público de arquitetos como uma curadoria, pela qual a Revestir passa a somar por meio do conhecimento e do conteúdo. Esse é o mote, trazer mais conhecimento, mais conteúdo, e trabalhar isso de forma que os arquitetos e todo o nosso público se beneficiem dessa sinergia.

 

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Além da questão da sinergia, o que mais a gente pode esperar do ponto de vista do conteúdo, uma vez que a Glass é também uma plataforma técnica?
JP — A gente tenta olhar para o produto “feira de negócios” de uma maneira muito ampliada. Você constrói um projeto não só trazendo soluções no sentido de número de expositores dos mais variados tipos, mas também trazendo informação. É isso o que procuramos fazer com a Glass e agora com a E-squadria Show. Quando trouxemos a Anfacer para o projeto, não foi por acaso. A ideia é realmente ter o que há de mais inovador e moderno no mundo em termos de conteúdo para o público nos quatro dias de evento.

E como foi a receptividade do mercado a esse novo produto?
JP — Incrível. Eu não esperava algo tão bom. É um projeto construído com muita calma, cuidado. Eu olho para o lado e vejo o Maurício, da Fiera Milano; olho para o outro, e está a Abravidro; à minha frente, vejo o Maurício, da Anfacer. Ou seja, a gente está cercado de muita gente competente para construir um negócio bem-forte. E isso é reparado pela indústria e pelo mercado de uma forma geral. Estou muito animado e a indústria também tem demonstrado ânimo.

MB — Vale destacar a expertise muito grande do Maurício Macedo no universo do design. Para nós, como representantes dos setores da construção, isso faz toda a diferença. Contar com um player com tamanho know-how, que só tende a agregar, é bom para o setor como um todo.

E o que podemos esperar da interação entre os diferentes públicos?
JP — Acho que o universo vidreiro está cada vez mais olhando para o universo da serralheria e vice-versa. É uma grata tendência sem volta.

Os dois projetos serão realizados conjuntamente a cada dois anos?
JP — Exatamente. Será o início de uma história de imenso sucesso.

Para finalizar nossa conversa, qual mensagem gostariam de deixar para o mercado vidreiro?
JP — Venha nos visitar. Estamos trabalhando bastante e não é de hoje. Procuramos estabelecer desde o início bastante diálogo com a indústria, pois acreditamos que um projeto deve ser construído a várias mãos. Uma coisa posso garantir: do nosso lado o que não faltou foi empenho. Há muito investimento, não só financeiro, mas emocional também. A turma toda está bastante animada, e acho que posso falar por todas as equipes de parceiros. Aguardo a participação de todas as empresas, pois será um evento mágico.

E-squadria Show 2024
O que é: feira voltada para o mercado de esquadrias, realizada simultaneamente à Glass South America
Quando: 12 a 15 de junho de 2024
Onde: pavilhão de exposições São Paulo Expo
Site: home.esquadriashow.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 609 (setembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Marcos Santos



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