Vidroplano
Vidroplano

Conheça os vencedores do Prêmio World of Color Awards 2022!

27/09/2022 - 13h35

A tradicional premiação World of Color Awards revelou os vencedores da edição 2022. Organizado pela Eastman, o concurso celebra o uso dos PVBs coloridos Vanceva, fabricados pela empresa, em obras com vidros laminados ao redor do mundo. São duas categorias: uso em interiores e exteriores — e mais algumas menções honrosas. Os vencedores foram escolhidos por um júri internacional de cinco profissionais renomados do setor de arquitetura, responsáveis por avaliar a criatividade, estética e o grau de atenção dado aos benefícios oferecidos pelos laminados aos projetos. Conheça a seguir os ganhadores!

 

VENCEDOR DA CATEGORIA EXTERIOR
Pavilhão Audrey Irmas
Local: Los Angeles, EUA
Arquitetos: Office of Metropolitan Architecture (OMA) e Gruen Associate
Processador do vidro: Goldray Glass

Com mais de 5 mil m² de área espalhados por três andares, o pavilhão é dividido em vários espaços de reunião, voltados para atividades culturais e religiosas. O projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas, em parceria com Shohei Shigematsu, tem vidro verde com oito camadas de Vanceva (nos tons Aquamarine e Golden Lite), combinadas com uma película de malha metálica, permitindo a entrada de luz natural ao mesmo tempo que oferece vistas incríveis de Los Angeles. Segundo o arquiteto Firas Hnoosh, um dos jurados do prêmio, o laminado colorido não foi aplicado apenas para adicionar cor: “Foi usado como uma pintura e meio volumétrico para colorir os diferentes recessos do edifício e complementar a composição”.

 

 

Divulgação Eastman

Divulgação Eastman

Divulgação Eastman

Divulgação Eastman

 

VENCEDOR DA CATEGORIA INTERIOR
A Long Time is Not Forever
Local: Copenhague, Dinamarca
Arquiteto: Årstiderne
Artista visual: Malene Nors Tardrup
Processador do vidro: ThieleGlas

O local funciona como uma instalação de arte dentro do estacionamento do hospital Bispebjerg, na capital dinamarquesa. Os diferentes níveis do espaço, com sete andares no total, apresentam a história centenária do empreendimento, com fotografias em meio a janelas coloridas que fluem do verde para tons quentes e frios. A arquiteta e jurada Monika Kumor define bem a importância das cores no projeto: “A instalação fornece um elemento de orientação espacial reconhecível, intenso e edificante, em um ambiente que pode ser estressante para pacientes e seus familiares”.

 

Foto: Jason O'Rear

Foto: Jason O’Rear

Foto: Jason O'Rear

Foto: Jason O’Rear

 

MENÇÕES HONROSAS

Cooke School
Local: East Harlem, Nova York, EUA
Arquiteto: PBDW Architects
Processador do vidro: JE Berkowitz Architectural Glass

A escola, especializada em alunos com necessidades especiais, ficou ainda mais acolhedora com as novas janelas salientes, marcadas por cores vibrantes que trazem um aspecto lúdico ao espaço, ajudando inclusive a aprimorar o ambiente de aprendizado.

 

Foto: Divulgação Eastman

Foto: Divulgação Eastman

 

The Kaleidoscopic Station
Local: León, Espanha
Processador do vidro: Tvitec

O destaque de uma estação ferroviária subterrânea de alta velocidade, na cidade espanhola de León, está acima do solo: o espaço conta com 11 claraboias envidraçadas, cada uma em um tom diferente. Internamente, a luz do Sol se mistura com os reflexos dos vidros, dando um aspecto de caleidoscópio ao ambiente.

 

Foto: Ruben Farinas

Foto: Ruben Farinas

 

Igreja da Bem-Aventurada Maria Restituta
Local: Brno, República Tcheca
Arquiteto: Atelier Štěpán
Processador do vidro: Saint-Gobain (divisão Glassolutions Brno)

No topo dessa igreja circular de concreto, vidros trazem um arco-íris de cores tanto ao lado externo como interno da construção. As formas abstratas do prédio, em tonalidades neutras, valorizam a presença de nosso material.

 

Foto: Divulgação Eastman

Foto: Divulgação Eastman

 

The Mist Hot Spring Hotel
Local: Xuchang, China
Arquiteto: departamento de arquitetura local
Processador do vidro: Thaitechnoglass

Formado por vários prédios retangulares à beira de um lago artificial, o hotel mescla paredes de granito cinza com fachadas duplas coloridas, o que cria uma experiência sensorial aos hóspedes — valorizada também pela névoa presente nos arredores e pelo reflexo das cores dos vidros nas águas.

 

Foto: Divulgação Eastman

Foto: Divulgação Eastman

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 597 (setembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Jason O’Rear

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters