Conheça softwares vidreiros para o processo de corte
24/03/2023 - 09h19
Imagine receber seus pedidos em diversos papéis, ter de administrá-los enquanto, ao mesmo tempo, precisa gerir o material humano e uma empresa inteira sem o apoio de nenhum recurso tecnológico. Altamente complexo. Nesse momento, afinal, qual seria o melhor caminho para otimizar tais processos a fim de não comprometer o crescimento do negócio?
A partir deste mês, O Vidroplano dará início a um especial em três edições, que será concluído em maio, sobre softwares para o setor vidreiro. Mostraremos em detalhes o importante papel dessas ferramentas para o nosso mercado – e, para começar, confira a importância das versões voltadas para a otimização de corte de chapas de vidro para as processadoras.
Os temas da SÉRIE ESPECIAL
MARÇO: CORTE
Abril: E-commerce
Maio: ERP
Quando tudo era mato
Basta um olhar à volta para perceber como a tecnologia está enraizada em nosso cotidiano. Dos equipamentos eletrônicos às construções em si, tudo carrega o gene da inovação responsável por moldar a forma como vivemos, agimos e trabalhamos. O setor vidreiro, como é de se imaginar, também está inserido nesse processo.
Já é consenso o quanto investir no uso de softwares confiáveis é vital para a rotina das processadoras. “Para a gestão profissional e assertiva de um empreendimento, é fundamental o apoio de ferramentas e tecnologia de gestão em todas as diversas etapas e dimensões do negócio”, explica o instrutor técnico da Abravidro, Cláudio Lúcio da Silva. Entre muitas aplicações, com as tecnologias presentes no mercado é possível medir o alcance da produtividade por meio de um histórico crível de otimizações e ter disponíveis informações analíticas e sintéticas sobre um determinado ponto do processo. Como aponta Cláudio Lúcio, os softwares ajudam diretamente em:
- Gestões de vendas, contábil e tributária;
- Gestão do lead time;
- Gestão de todos os estoques ativados e não ativados;
- Gestão logística;
- Gestão das manutenções;
- Plano de corte;
- Gestão de RH.
Um vislumbre do passado
Confira como era o processo de corte manual antes do surgimento dos softwares, conforme explicação de Alexandre Nascimento, da Softsystem.
- Os operadores “encaixavam” as peças na máquina de acordo com o tamanho, largura, altura e dimensão;
- Era preciso considerar também as características do vidro, como espessura e direção do corte;
- Na sequência, ajustavam-se as máquinas conforme o tipo de vidro e o plano de corte;
- Além de ser um processo mais demorado, não havia garantia de uma boa otimização. Se algo desse errado, o material estava perdido e o processo tinha de recomeçar do início.
E em relação ao corte?
Tempos atrás, embora houvesse outras tecnologias à época, a realização de determinadas tarefas por parte das processadoras dispendia um esforço maior. O corte era uma das que mais sofriam.
“Não era nada dinâmico. Era um processo 100% manual e gerava bastante perda de tempo, causando impactos diretos e negativos nos prazos, assertividade das peças e falhas no controle”, afirma Priscila Kimmel, coordenadora-comercial da SystemGlass.
A afirmação feita por Priscila vai ao encontro do pensamento de Alexandre Gomes Nascimento, gerente-comercial da solução Pegasus Corporate, da Softsystem. Para ele, a forma como o trabalho era desenvolvido no passado também comprometia desempenho e resultado por estar sujeita a possíveis falhas humanas. “Sem os softwares para corte, as peças eram distribuídas para serem cortadas manualmente”, afirma. “Esse método era mais sujeito a erros e a perdas de material. Por isto, os programas de otimização foram desenvolvidos: para tornar os processos mais precisos, econômicos e produtivos.”
Múltiplas possibilidades
A cena descrita na abertura deste texto ainda é realidade no cotidiano de muitas empresas no Brasil. Enquanto algumas não avançam ao próximo estágio por desconhecimento, há empresas que, por receio de elevar os custos, optam por não otimizar os processos via softwares para manter uma ou mais pessoas responsáveis pela realização daquela atividade. Conforme o entendimento de Homero Luz, consultor de Marketing da ECG Sistemas, tal postura vai de encontro com o que ocorre na realidade. “Além de gerar diversas dificuldades e de ficar limitado a um tipo de solução aparentemente moderada, que produz falsa sensação de economia, no fim, o que se têm são gastos muito maiores.”
Em relação aos programas para corte, seu benefício maior é o de maximizar o desempenho e o desenvolvimento do ciclo de produção. “Eles permitem catalogar o estoque, as sobras de cortes anteriores e as peças a produzir. Depois dessas e de outras etapas, a otimização executa algoritmos buscando o melhor plano de corte para as peças, tanto nas chapas inteiras como nas sobras”, esclarecem Carlos Santos e José Gonçalves Júnior, respectivamente diretor e gerente de Desenvolvimento da SF Informática (desenvolvedora da marca GlassControl).
Outro detalhe importante: nem todos os programas de corte podem ser usados em todas as máquinas automáticas. De acordo com Cristian Zanca, gerente de Vendas da italiana Optima, representada no Brasil pela Vetro Máquinas, é preciso ficar atento em relação a isso. “Há programas mais simples que podem ser usados principalmente para corte manual, bem como os que podem ser utilizados em todas as máquinas de corte existentes e que, muitas vezes, já estão disponíveis no próprio equipamento no momento da compra”, esclarece.
Crédito:
Seventyfour/stock.adobe.com
Soluções para o nosso mercado
Software: GlassControl Industrial
Desenvolvedor: SF Informática
Diferenciais
- Software de gestão com solução para o corte do vidro inserida;
- Oferece recursos como otimização desse processo, geração de planos de corte e etiquetas;
- Contempla ainda desde a aquisição da matéria-prima e seu processamento até o faturamento e entrega;
- Conta com uma vasta base de projetos, personalizáveis e expansíveis, agilizando a emissão de pedidos e reduzindo drasticamente erros;
- Na produção, é possível vincular a matéria-prima utilizada, permitindo sua rastreabilidade — exigência das principais certificações de qualidade do mercado — e acompanhar todos os demais processos, como lapidação, furação e têmpera;
- Além do aproveitamento do corte, também permite medir o aproveitamento do forno de têmpera.
Software: ECG Temper
Desenvolvedor: ECG Sistemas
Diferenciais
- Além do corte das chapas, também visa ao melhor aproveitamento de todos os recursos da sua beneficiadora, desde gestão financeira, estoque, controle de frota e de entrega até o aproveitamento das chapas;
- Sistema robusto, feito com o entendimento do mercado;
- A inteligência artificial do sistema verifica a quantidade de peças, espessura do vidro, tamanho dos cortes e, com base nessas informações, gera a melhor representação visual de corte em PDF e faz a comunicação com a mesa automática de corte;
- Gerencia também as sobras e retalhos resultantes do corte do vidro, de modo que o processador sempre consiga o máximo aproveitamento das chapas.
Software: Pegasus
Desenvolvedor: Softsystem
Diferenciais
- Conta com otimizador europeu capaz de operar tanto com a mesa automática da Bottero como para otimizações manuais;
- Para o corte automático, gera arquivos de integração com a mesa, permitindo que tudo seja feito via ERP;
- Dispensa o envio de informação das peças para outros softwares, promovendo ganho de tempo do processo de otimização;
- Salva automaticamente as otimizações, permitindo que as baixas de estoque, geração de etiquetas e cadastro de retalhos gerados sejam feitos na mesma tela e com poucos cliques;
- Permite, inclusive, otimizações em retalhos.
Software: Edit-Way
Desenvolvedor: Optima
Diferenciais
- Disponibiliza o carregamento e edição manual da folha de resultados de otimização e função de espelhamento de corte transversal;
- Conta com mais de mais de noventa algoritmos para melhor resultado de otimização;
- Oferece, aproximadamente, 350 padrões disponíveis na biblioteca de formas (opção Geo-Way);
- Dispõe de impressão de otimização personalizável e de alta definição;
- Contempla funções automáticas de espelhamento e vinculação de forma (opção Geo-Way);
- Possui algoritmo de otimização de alta eficiência projetado exclusivamente para produção de vidro (Opty-Way).
Software: Grics
Desenvolvedor: SystemGlass
Diferenciais
- Software de gestão com solução para o corte do vidro inserida;
- Oferece recursos como otimização desse processo, geração de planos de corte e etiquetas;
- Atualmente, a empresa trabalha para que o software seja comercializado de forma independente;
- Desenvolvido para o gerenciamento e rastreabilidade para indústria comércio e serviços;
- Seu principal objetivo é acompanhar precisamente todas as etapas de produção dos vidros, gerando informações seguras e confiáveis;
- Criado para reduzir custos, inclusive operacionais, e aumentar a produtividade da empresa.
Crédito da foto de abertura: Thapana_Studio/stock.adobe.com
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Importação do float incolor: nova alíquota passa a valer dia 10
- LM Vidros celebra 50 anos de olho no futuro. Assista ao vídeo!
- Modelo Vidros inaugura expansão de sua fábrica em Garibaldi (RS)
- Otimista, Vivix define planejamento para os próximos dez anos
- PIB: Indústrias de transformação e construção crescem no 3º trimestre
- Abravidro participa de confraternização do Siamfesp