Conhecimento: a chave para o futuro do setor
19/07/2017 - 13h33

Quem está atento aos movimentos do setor deveria ter visitado a cidade de Tampere, na Finlândia, de 28 a 30 de junho, para participar do Glass Performance Days (GPD) 2017. O fórum, organizado bienalmente pela Glaston, forneceu o melhor conteúdo técnico vidreiro do mundo, contando com palestras que analisaram questões relevantes e atuais para o processamento, especificação e instalação de vidros. A convite da Glaston, Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, e Celina Araújo, que deixou os cargos no final de junho, participaram do evento — elas foram nossas correspondentes. Confira, nas próximas páginas, um resumo dos melhores momentos do GPD.
Interatividade: nova casa e ‘networking’
A estreia da nova casa do GPD, o pavilhão de exposições Tähtiareena, foi um dos pontos altos do evento. Montada como se fosse um único grande espaço, compreendia o palco principal, salas para palestras e feira, tudo para gerar contato entre os participantes.
Outro elemento de interação: num mural de vidro inspirado na estética do grafite, criado para comemorar os 25 anos do fórum, era possível escrever mensagens em homenagem à data. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo oficial para aparelhos móveis, incluindo informações como detalhes da programação.
Panorama do vidro no mundo
A cerimônia de abertura oficial, na tarde do dia 28, começou animada, com show de percussão e pirotecnia. Primeiro a discursar, Jorma Vitkala, chairman do comitê organizador do GPD, apresentou as novidades para essa edição, como o Step Change, programa voltado para criar parcerias entre grandes empresários e startups vidreiras. Citou ainda números sobre os 25 anos: desde 1992, foram mais de 3 mil palestras e 10 mil páginas de documentos técnicos. Vitkala foi surpreendido com uma homenagem pelos anos à frente do evento, recebendo prêmios de entidades e mensagens de empresários de vários lugares do planeta.
Outras personalidades vidreiras falaram, mas nenhuma gerou tanta reflexão como o consultor Bernard Savaëte, da BJS Différences. Motivo: ele ofereceu um panorama completo sobre as mudanças no setor ocorridas nas últimas décadas:
– De 150 linhas de float no início da década de 1990, passamos para cerca de 500;
– Com mais empresas, ocorreu a pulverização dos fabricantes pelo mundo;
– Antes, 60% da produção vinha dos EUA, Europa e Japão;
– Agora, as três regiões possuem menos de 20% do total.
Na análise dos novos produtores, a Vivix foi mencionada pela operação no Brasil. Outra constatação foi o crescimento da importância dos elos finais da cadeia para os negócios. Savaëte, no entanto, entende que o setor como um todo precisa crescer ainda mais na questão de pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que tecnologias de ponta, como a dos vidros com revestimento, sejam um diferencial para as empresas.
Um passeio pela fábrica
Desde o início do evento, os participantes podiam visitar o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Glaston. Ali, era possível conferir o forno de têmpera Glaston Air, no qual o vidro flutua em um colchão de ar, assim como o modelo da linha FC, com a tecnologia iLook para controle da anisotropia (veja mais sobre o tema clicando aqui).
Mais confraternização
A noite de quinta-feira, dia 29, contou com o tradicional conference dinner, um jantar especial oferecido pelos organizadores aos convidados. Todos fizeram o tradicional brinde do GPD: vodka finlandesa servida dentro de uma casca de ovo. A música brasileira fez parte do encontro, com versões de clássicos da bossa nova.
Encerramento com conteúdo
Durante a cerimônia de encerramento, Stephanie Hughes, fundadora e CEO do escritório de arquitetura Akka Architects, falou da importância de um espaço como o GPD, que favorece a interação entre as pessoas com o objetivo de promover inovação. A palestra deu a todos um gostinho do conteúdo de seu livro Architecting interations — How to innovate through interactions.
Tradição brasileira
A única revista a representar o mercado brasileiro no fórum era O Vidroplano! A edição de junho estava nas press tables, espaços para os veículos do setor vidreiro de todo o mundo.
Fale com eles!
GPD — www.gpd.fi
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 terá palestrante brasileiro
- As novidades para o mercado vistas no primeiro dia da Glasstec 2024
- GPD anuncia data para 2025
- Sinbevidros-SP lança curso de finanças e gestão em parceria com a FGV
- Galeria de fotos: Lançamento oficial da Glass 2024
- GPD 2023: termina domingo prazo para envio de resumos de artigos