Vidroplano
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Conhecimento: a chave para o futuro do setor

19/07/2017 - 13h33

Quem está atento aos movimentos do setor deveria ter visitado a cidade de Tampere, na Finlândia, de 28 a 30 de junho, para participar do Glass Performance Days (GPD) 2017. O fórum, organizado bienalmente pela Glaston, forneceu o melhor conteúdo técnico vidreiro do mundo, contando com palestras que analisaram questões relevantes e atuais para o processamento, especificação e instalação de vidros. A convite da Glaston, Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, e Celina Araújo, que deixou os cargos no final de junho, participaram do evento — elas foram nossas correspondentes. Confira, nas próximas páginas, um resumo dos melhores momentos do GPD.

Interatividade: nova casa e ‘networking’
pavilhãoA estreia da nova casa do GPD, o pavilhão de exposições Tähtiareena, foi um dos pontos altos do evento. Montada como se fosse um único grande espaço, compreendia o palco principal, salas para palestras e feira, tudo para gerar contato entre os participantes.

Outro elemento de interação: num mural de vidro inspirado na estética do grafite, criado para comemorar os 25 anos do fórum, era possível escrever mensagens em homenagem à data. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo oficial para aparelhos móveis, incluindo informações como detalhes da programação.

Panorama do vidro no mundo
bernardA cerimônia de abertura oficial, na tarde do dia 28, começou animada, com show de percussão e pirotecnia. Primeiro a discursar, Jorma Vitkala, chairman do comitê organizador do GPD, apresentou as novidades para essa edição, como o Step Change, programa voltado para criar parcerias entre grandes empresários e startups vidreiras. Citou ainda números sobre os 25 anos: desde 1992, foram mais de 3 mil palestras e 10 mil páginas de documentos técnicos. Vitkala foi surpreendido com uma homenagem pelos anos à frente do evento, recebendo prêmios de entidades e mensagens de empresários de vários lugares do planeta.

Outras personalidades vidreiras falaram, mas nenhuma gerou tanta reflexão como o consultor Bernard Savaëte, da BJS Différences. Motivo: ele ofereceu um panorama completo sobre as mudanças no setor ocorridas nas últimas décadas:

– De 150 linhas de float no início da década de 1990, passamos para cerca de 500;
– Com mais empresas, ocorreu a pulverização dos fabricantes pelo mundo;
– Antes, 60% da produção vinha dos EUA, Europa e Japão;
– Agora, as três regiões possuem menos de 20% do total.

Na análise dos novos produtores, a Vivix foi mencionada pela operação no Brasil. Outra constatação foi o crescimento da importância dos elos finais da cadeia para os negócios. Savaëte, no entanto, entende que o setor como um todo precisa crescer ainda mais na questão de pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que tecnologias de ponta, como a dos vidros com revestimento, sejam um diferencial para as empresas.

Um passeio pela fábrica
visitaDesde o início do evento, os participantes podiam visitar o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Glaston. Ali, era possível conferir o forno de têmpera Glaston Air, no qual o vidro flutua em um colchão de ar, assim como o modelo da linha FC, com a tecnologia iLook para controle da anisotropia (veja mais sobre o tema clicando aqui).

Mais confraternização
A noite de quinta-feira, dia 29, contou com o tradicional conference dinner, um jantar especial oferecido pelos organizadores aos convidados. Todos fizeram o tradicional brinde do GPD: vodka finlandesa servida dentro de uma casca de ovo. A música brasileira fez parte do encontro, com versões de clássicos da bossa nova.

Encerramento com conteúdo
encerramentoDurante a cerimônia de encerramento, Stephanie Hughes, fundadora e CEO do escritório de arquitetura Akka Architects, falou da importância de um espaço como o GPD, que favorece a interação entre as pessoas com o objetivo de promover inovação. A palestra deu a todos um gostinho do conteúdo de seu livro Architecting interations — How to innovate through interactions.

Tradição brasileira
A única revista a representar o mercado brasileiro no fórum era O Vidroplano! A edição de junho estava nas press tables, espaços para os veículos do setor vidreiro de todo o mundo.

Fale com eles!
GPD — www.gpd.fi

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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