Vidroplano
Vidroplano

Copo meio vazio e meio cheio

23/08/2021 - 10h26

domingos-ago2021O segundo semestre de 2021 começou mais devagar do que o de 2020, mas há algo em comum entre ambos: a oferta de float segue restrita, e as usinas têm comercializado até mesmo vidros com bolhas e zebrados, enquanto seguimos sem perspectiva de melhora no fornecimento de nossa principal matéria-prima. Há também uma semelhança com o primeiro semestre deste ano: a queda no preço de venda dos processados em várias beneficiadoras, mesmo com a inflação crescente nos preços de insumos e na indústria em geral, o que gera grande preocupação na cadeia vidreira.

Apesar disso tudo, nem só de problemas vive o setor. A ABNT publicou este mês a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. Esse novo tipo de documento normativo, chamado de prática recomendada, busca trazer informações técnicas de forma mais acessível e didática, de forma a alcançar públicos menos familiarizados com as normas técnicas. A ABNT PR 1010 é resultado do trabalho conjunto da Abravidro e Abividro. Contando também com a contribuição de diversas entidades ligadas ao setor, ele é pioneiro na área da construção civil. A publicação, disponível para compra no site da ABNT, será distribuída aos associados da Abravidro nos próximos dias.

Outra notícia positiva é a publicação das novas MVAs da substituição tributária para o Estado de São Paulo, depois de meses de trabalho para se chegar às novas alíquotas. Os índices vigentes para os produtos vidreiros, embora um pouco mais altos do que os da edição anterior, estão entre os mais baixos apurados na nova rodada da pesquisa realizada para cerca de 20 setores ligados à construção civil.

Ainda entre os trabalhos realizados pela Abravidro para apoiar o mercado, a entidade realizou este mês a 2ª edição do ano do PPCPE, treinamento de PCP para o segmento de vidros – e, mais uma vez, tivemos turma cheia. Se você se interessa pelo tema, aproveite: em outubro teremos nova rodada do curso. A demanda por esse tipo de conteúdo é um bom sinal de que as empresas vidreiras estão buscando qualificar cada vez mais seus profissionais e processos produtivos, com o objetivo de garantir melhores desempenhos e resultados. Isso é sempre uma boa notícia!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 584 (agosto de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters