Vidroplano
Vidroplano

Covid-19 em queda, mas…

20/10/2021 - 13h48

vp_domingos-out2021E eis que chegamos ao último trimestre do ano. A expectativa é encerrar 2021 com bons resultados e alta demanda pelo nosso material, mas ainda tem muita coisa para acontecer até que possamos de fato confirmar se a expectativa se transformará em realidade.

Enquanto isso, vamos monitorando questões que influenciam nossos negócios, como a intensa variação cambial, a alta dos combustíveis, a disparada da inflação, a potencial crise energética, a disponibilidade de matéria-prima e tantas outras. Embora a pandemia da Covid-19 venha registrando queda significativa em seus números, ainda são muitas as fontes de preocupação para o setor vidreiro nacional.

Em mais um indicativo de que, aparentemente, os piores momentos da pandemia já tenham ficado para trás, cerca de 200 profissionais de nosso segmento se reunirão no final deste mês em Foz do Iguaçu (PR) para a participação no Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros. Será o primeiro evento do setor no Brasil desde março de 2020. Vai ser muito bom rever os colegas de outros Estados e retomar as reuniões setoriais, num preparativo para 2022, ano que promete, com tantos eventos na agenda, incluindo a Glass South America e a 15ª edição do Simpovidro!

A Abravidro realizou, no início deste mês, a última edição do PPCPE, módulo de treinamento em PCP voltado para o nosso mercado, mas a reta final do ano ainda tem muito trabalho pela frente. Também na agenda estão as reuniões do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas Vidreiras (ABNT CB-37), o qual, neste momento, está revisando as normas ABNT NBR 14698 – Vidro temperado e ABNT NBR 14697 – Vidro laminado, além focar nos estudos para adoção da ISO 9050:2003 — que trata da transmitância solar do vidro — como norma brasileira.

Deixo aqui mais uma vez o convite a todos para que participem das discussões das normas técnicas, cujo conteúdo estabelece parâmetros e requisitos para dois dos principais produtos da indústria de processamento de vidros.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters