Vidroplano
Vidroplano

De olho no futuro!

16/12/2019 - 18h17

domingos2019Vi esses dias na Internet que o termo “dificuldades” foi escolhido como a palavra do ano no Brasil. Assim mesmo, no plural. Acho que isso já dá o tom a respeito do que ocorreu em 2019. Para o setor vidreiro, não foi diferente: um período de grandes desafios, com a construção civil patinando — o que se reflete diretamente nos resultados das nossas empresas.

Mas, ainda assim, acredito que o balanço seja positivo, em especial nesta reta final do ano, tradicional época aquecida para os transformadores. As projeções e perspectivas econômicas para 2020 começam a ficar mais favoráveis e a esperança característica das festas de dezembro vai tomando conta de todos nós, ainda que com certa moderação.

Aliás, otimismo moderado foi o tom de alguns discursos durante o 14º Simpovidro, realizado em novembro em Porto de Galinhas, reunindo 684 pessoas, número maior que nossa expectativa de público para o evento. Foi muito bom rever tantos amigos de todo o Brasil, trocar ideias e, claro, falar um pouco mais do trabalho da Abravidro.

2019 foi mais um ano de muita atividade na associação. Normas técnicas em discussão (duas delas entraram em consulta pública este mês); diminuição dos IVAs setoriais para a Substituição Tributária no estado de São Paulo; mais uma edição do Panorama Abravidro, para que possamos visualizar e entender melhor o desempenho do setor; e cursos de especialização técnica oferecidos aos processadores — qualificam mão de obra e contribuem para o aumento da produtividade das empresas. Vale citar ainda as ações de defesa de interesse do mercado junto ao poder público, nas esferas federal e estadual, e também frente às usinas de base. Tudo isso pensado não apenas para os nossos duzentos associados, mas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de toda a cadeia vidreira nacional.

E não tenha dúvida: em 2020 continuaremos a atuar em todas as frentes nas quais enxergarmos potenciais interesses para o setor!

Boas festas, e que o otimismo de agora se transforme em um ano de excelentes resultados para todos nós!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 564 (dezembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters