Vidroplano
Vidroplano

De olho no futuro!

27/01/2020 - 12h46

_MG_97572020 começou e as expectativas são muitas. A aguardada reforma tributária, o aquecimento da economia, a retomada da construção civil e outros sinais de que o País está voltando a crescer fazem até mesmo com que esqueçamos a longa crise vivenciada.

Os mais recentes dados anuais sobre o nosso mercado, disponíveis no Panorama Abravidro de 2019 (referentes a 2018), registraram uma mudança na dinâmica do setor, num movimento que, esperamos, pode indicar o início da retomada, com aumento no volume produzido e no faturamento de vidros processados. Agora é chegada a hora de saber se 2019 de fato representou essa virada.

A partir da última semana de janeiro, a Abravidro começará a receber as informações das processadoras sobre o ano que se encerrou. A pesquisa traz também um questionário qualitativo, com o objetivo de entender as expectativas dos processadores para os seus negócios em 2020. Conto com a participação de todos os nossos colegas para que possamos ter um retrato assertivo dos últimos doze meses para o mercado vidreiro.

Outro assunto em destaque para o nosso setor este ano é a renovação do antidumping do float. A Abravidro está habilitada junto ao governo para acompanhar o processo como parte interessada. Iniciado em dezembro, o processo irá definir se o direito antidumping aplicado às importações brasileiras de vidro incolor da Arábia Saudita, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América e México será aplicado ou não por mais cinco anos. Até a conclusão da revisão, que se dará em aproximadamente dez meses, as medidas atuais seguem valendo.

E já que começo de ano é tempo de planejamento, nunca é demais lembrar que em junho teremos mais uma edição da Glass South America, feira da qual somos parceiros exclusivos. O evento reúne os principais atores da cadeia vidreira nacional e da América Latina em São Paulo, e em 2020 volta a ter conteúdo técnico na programação, com o retorno do fórum Glass Processing Days South America (GPD Same).

As perspectivas são positivas. Agora é fazer nossa parte para torná-las realidade.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 565 (janeiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters