Vidroplano
Vidroplano

De olho no mercado

19/09/2019 - 10h21

Setembro chegou surpreendendo a todos com as cartas de reajuste das usinas de base. Na segunda rodada de aumentos do ano, nossa matéria-prima foi reajustada de 10% a 15%, em média. Depois de meses com o preço em queda livre, veremos se isso fará com que os valores do vidro se estabilizem.

Em outra frente, a ABNT publicou no final de agosto a revisão da NBR 14718, a norma de guarda-corpos, em um trabalho que contou com intensa participação da Abravidro ao longo dos mais de quatro anos de reuniões. Nossos associados receberão a atual versão do texto nos próximos dias, para que possam trabalhar de acordo com as novas diretrizes e orientar seus clientes a seguirem o mesmo caminho.

E quando o assunto é Brasil, para nós, empresários, há uma importante pauta a ser discutida: a reforma tributária. São diversos os projetos em tramitação, com diferentes abordagens e propostas de solução para o sistema, que é um dos grandes impeditivos do crescimento de nosso país. O assunto será tratado em nossa assembleia marcada para a última semana deste mês. É fundamental entender o que está em jogo e formar uma opinião a respeito para podermos mobilizar os influenciadores do debate. Fato: hoje a indústria, que contribui com 21,6% do PIB brasileiro, paga 34,2% dos tributos federais, em um cenário mundial no qual a indústria vem perdendo participação, muito por conta da transformação digital e do aumento da fatia dos serviços no PIB.

Transformação digital e perspectivas futuras para a economia e política estarão em discussão no Simpovidro, que em novembro chega à sua 14ª edição. Esses e outros temas fazem parte da programação, que já está fechada, e estamos certos de que mais uma vez vamos trazer discussões importantes para movimentar uma plateia que já conta com mais de 550 inscritos.

O momento exige atenção e monitoramento constantes dos temas de interesse, e nós estamos fazendo a nossa parte.

José Domingodomingoss Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters