De última geração
24/01/2024 - 18h32

De 9 a 12 de janeiro, Las Vegas, nos Estados Unidos, recebeu entusiastas da modernidade para a edição anual da Consumer Electronics Show (CES), a principal feira de tecnologia do mundo. A Inteligência Artificial foi o assunto mais discutido, mas ainda teve espaço para diversas outras soluções – incluindo vidros.
Em relação a nosso material, chamaram a atenção do público os smart glasses (óculos inteligentes), feitos de cristal e que funcionam como se fossem um celular, com acesso a vídeos, redes sociais, além de tirarem fotos – falamos sobre esse produto aqui nesta seção, na edição de novembro. Existem também os AR glasses (óculos de realidade aumentada), cuja imersão é maior: o modelo TCL RayNeo X2 Lite inclui navegação em mapas 3D e tradução de áudio em tempo real.
Energia fotovoltaica foi outra pauta relevante envolvendo vidro: a empresa japonesa inQs divulgou uma solução transparente, chamada SQPV Glass, que gera eletricidade, e pode ser aplicada em janelas, fachadas e até mesmo vitrais. O produto ganhou um dos prêmios de inovação da feira, na categoria Cidades Inteligentes e Sustentabilidade.
Foto de abertura: Divulgação TCL / Divulgação inQs
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 tem palestra brasileira e inovações para o vidro
- Brasileiros contam o que viram na China Glass 2025
- VidroCast entrevista Kilze Krauss, da Casa dos Espelhos (CDE), de Manaus
- Abravidro disponibiliza Panorama 2025 em inglês e espanhol
- Está aberta a votação para o 2° Prêmio Abravidro Glass
- Normas técnicas: Análise de votos da Consulta Nacional da ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações