Demanda fraca preocupa
24/03/2023 - 09h27
O mercado está bastante apreensivo neste primeiro trimestre. O Carnaval passou, o ano “começou” pela segunda vez e ainda assim o ritmo do mercado está bem devagar. Os dados de fevereiro do Termômetro, divulgados este mês, mostram que chegamos ao pior nível do indicador desde o início da série histórica. Em termos percentuais, o resultado de fevereiro de 2023 é melhor do que o do mesmo mês do ano passado, mas o resultado no acumulado da série histórica é pior e preocupante.
Com a demanda fraca, as quatro usinas estão operando com produção reduzida em seus fornos. Além disso, a Cebrace resolveu antecipar para abril a parada para manutenção a frio do forno de Barra Velha, originalmente prevista para maio, e a Guardian anunciou manutenção a quente do forno de Tatuí, que passou por procedimento similar em fevereiro de 2021.
Se a produção de float está reduzida, o mesmo não se pode dizer da importação. Os últimos dados disponíveis mostram que o volume de vidro importado em fevereiro dobrou em relação ao mês anterior, tendo como principal origem a Malásia. A preocupação com o vidro importado se dá por ser mais suscetível aos descaminhos, já tão comuns – e danosos – à cadeia do vidro plano. Já as exportações estão em queda desde a partida do segundo forno da Vasa na Argentina, que reduziu a demanda por vidro brasileiro no mercado sul-americano.
A atividade vidreira pode estar fraca neste começo de ano, mas o ritmo na Abravidro está bem acelerado, trabalhando em muitas frentes, como de hábito. Exemplo disso é que o ABNT/CB-37, comitê de normas técnicas do nosso setor sediado na entidade, acaba de publicar a versão revisada da ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. O novo texto é resultado de muito trabalho da equipe técnica da Abravidro e também de outros membros da comunidade vidreira que se dedicaram a discutir melhorias no documento, cuja versão original era de 2001. As empresas associadas à Abravidro já podem consultar a edição revisada da norma online, em plataforma digital de acesso restrito aos associados. Outra norma que está em processo de revisão é a ABNT NBR 14698 – Vidro temperado, essencial para a nossa atividade como temperadores. A agenda das reuniões está disponível no site da Abravidro. Participe!
José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br
Crédito da foto de abertura: Cris Martins
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Galeria de fotos: Lançamento oficial da Glass 2024
- O Vidroplano de maio: Panorama Abravidro e os números do mercado em 2022
- Abravidro realiza cerimônia de posse da nova diretoria eleita
- Galeria de fotos: Cerimônia de posse da nova diretoria Abravidro (2023-2026)
- Termômetro Abravidro: novembro vê aumento de 11,4% no consumo
- 15º Simpovidro encerra-se com mensagem sobre associativismo