Vidroplano
Vidroplano

E que venha o ano-novo!

18/12/2018 - 10h00

Dezembro é sempre um mês de muito trabalho para os profissionais do setor vidreiro e este ano não tem sido diferente. Todo mundo em ritmo acelerado para dar conta das entregas antes das férias coletivas, algumas empresas fazendo turno extra, inclusive. Esse é um ótimo sinal, em especial depois de um ano tão turbulento, com problemas no abastecimento de vidro, paralisação dos transportes, incertezas por conta das eleições e sucessivos aumentos no preço da matéria-prima.

O fim do ano é o período mais aquecido do nosso mercado, não há dúvidas. Mas as apostas são de que o ritmo deve continuar intenso em 2019. A expectativa é de retomada da construção civil, gerando maior demanda pelo nosso material. As condições para isso — do ponto de vista econômico — estão dadas e, se o novo governo dedicar-se a cumprir a agenda proposta durante a campanha eleitoral, são boas as chances de o nosso país entrar novamente nos trilhos e voltar a crescer.

E se a perspectiva é deixar para trás esse período sombrio, não podemos perder de vista os aprendizados que ele nos trouxe. O clichê de a crise ser também uma oportunidade mostrou-se verdadeiro para quem esteve atento e buscou melhorias em seus processos reduzindo custos e perdas; em sua produtividade, qualificando suas equipes e conseguindo melhores resultados; e em seu posicionamento no mercado, buscando novos nichos ou novas formas de atuar. Enfim, tivemos quem soube fazer do limão uma limonada: aprender com as adversidades torna-nos aptos a obter melhores resultados.

Em janeiro, iniciaremos a coleta de dados para o nosso Panorama Abravidro, pesquisa que vai nos dar uma visão mais real de como foi o ano para o setor. Na edição de 2018 da pesquisa, chamavam atenção o elevado grau de endividamento dos processadores ao mesmo tempo que cresciam discretamente a intenção de investimentos e a expectativa de manutenção ou aumento do faturamento das empresas. Agora é a hora de verificar se essas impressões confirmaram-se no resultado do ano e também de conhecer o que o empresário vidreiro espera para o futuro.

Despeço-me com votos de boas-festas e um 2019 com muitos prédios no horizonte!

DomingosJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters