Vidroplano
Vidroplano

Eleições, promessas e expectativas

21/08/2018 - 11h00

Foi dada, enfim, a largada para o início oficial das eleições 2018. Num ano em que o Brasil tem dificuldades para sair da crise econômica, política e moral que se abateu sobre o País, precisamos estar especialmente atentos — como cidadãos e também como empresários — ao que dizem os milhares de candidatos sobre os seus planos para o nosso futuro.

O setor vidreiro tem grandes expectativas sobre o que o próximo governante da nação brasileira pode fazer para recuperar a atividade da construção civil. No começo deste mês, a Abravidro, uma das 26 entidades que compõem a Coalização pela construção, esteve representada no encontro O futuro do Brasil na visão dos presidenciáveis, do qual participaram cinco candidatos à presidência da República.

O objetivo do evento era saber como o setor da construção pode contribuir para melhorar o País e também, claro, conhecer o que os presidenciáveis pensam para o segmento. O porta-voz da coalização, José Carlos Martins, presidente da CBIC, apresentou dados e argumentos que mostram o impacto do setor na economia brasileira: participação no PIB, geração de empregos diretos e indiretos e outros, num verdadeiro ciclo virtuoso. Martins também foi preciso sobre as demandas do nosso setor: segurança jurídica, crédito, planejamento e estímulo ao capital privado.

Os candidatos presentes ao debate deram sinais de entender a importância do segmento e dois deles chegaram a se comprometer a, se eleitos, criar um conselho consultivo da construção.

Depois do auge vivido nos anos de 2013 e 2014, período sem precedentes para o mercado vidreiro nacional, a queda vertiginosa que nos atingiu vem deixando como marcas a queda no número de empregos gerados, os aumentos da informalidade e da criatividade tributária, a concorrência desleal e o fechamento de empresas por todo o País.

Seja quem for o eleito, nossa expectativa é recuperar a capacidade de investimento e voltar a ver novos prédios subindo no horizonte das cidades brasileiras.

DomingosJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 548 (agosto de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters