Vidroplano
Vidroplano

Em busca de equilíbrio

19/02/2021 - 16h35

vp_domingos-fev2021Há quem diga que o ano no Brasil só começa depois do carnaval. Faltou combinar com o coronavírus, responsável por uma pandemia global com impactos tão diversos como o inédito cancelamento de uma das mais tradicionais festas do Brasil. Mas a verdade é que, para o nosso setor, o ano já havia começado com o mês de janeiro no ritmo acelerado que o segundo semestre de 2020 trouxe, especialmente para o segmento da construção civil.

E se o cancelamento das festas de Momo foi positivo porque nos permitiu seguir trabalhando, o ponto negativo é que com a atividade contínua nas processadoras de vidro, as usinas prosseguem sem conseguir recompor seus estoques para atender o mercado na totalidade de seus portfólios.

Em tempos de pandemia, a indisponibilidade de matéria-prima não é uma exclusividade do setor vidreiro, mas tem incomodado e preocupado, em especial com a expectativa de parada de fornos para manutenção. Os dados de exportação de float têm sido acompanhados no detalhe, já que muitos atribuem aos embarques para o exterior a dificuldade em se conseguir vidro para trabalhar. Os números caíram em janeiro, após meses em alto patamar.

A produção para consumo das próprias usinas, seja para atender seus contratos com a indústria automotiva ou para a fabricação de produtos de valor agregado como espelhos, laminados e vidros de controle solar, também tem contribuído para diminuir o volume de float disponível para processadores.

Enquanto essa matemática não se acerta, o mercado segue ansioso pela publicação da decisão do governo brasileiro sobre o processo de revisão do antidumping da nossa principal matéria-prima, que também impacta a oferta de vidros ao mercado doméstico. A demanda, outro fator essencial, tem se mantido alta, e a construção civil permanece como a principal responsável pelos resultados positivos.

Passado o carnaval, com ou sem folia, esperamos que o ciclo positivo permaneça e que o mercado não perca o ritmo.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 578 (fevereiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters