Vidroplano
Vidroplano

Em busca de equilíbrio

19/06/2019 - 11h59

O mercado vidreiro segue apreensivo sobre os rumos da economia brasileira e seus impactos na construção civil e em nossa cadeia. O ano já está na metade e os resultados seguem aquém da expectativa de recuperação que se tinha logo após as eleições e mesmo nos primeiros meses de 2019.

Num cenário em que a demanda por vidro segue baixa e a capacidade instalada para produção de vidros planos é a maior de nossa história, a preocupação óbvia é com a sobreoferta e o efeito devastador que ela pode ter nos preços. Em todos os elos da cadeia, o que vemos são preços em queda livre preocupando a todos. Isso sem falar no fantasma da informalidade, que não deixa de assombrar quem trabalha dentro da lei. Não podemos nos esquecer de 2016, quando enfrentamos situação semelhante. É nesses cenários de crise que nosso mercado vive seus piores momentos.

A Abravidro realizou uma assembleia extraordinária no começo deste mês, da qual participaram os representantes das usinas de base. Na pauta, o principal assunto foi o compromisso de encontrar o equilíbrio na oferta de vidro no mercado doméstico para estancar o problema. Falamos da importância de buscar o aumento das exportações como alternativa para escoar excedentes e até mesmo de ajustes na produção das usinas, de modo a minimizar os estragos do excesso de vidro. É assustador ver como em pouco mais de um ano saímos da falta de matéria-prima para o atual volume avassalador, aí incluídas as importações em altos níveis.

Em tempos como esse, é fundamental que tenhamos todos, usinas e processadores, uma postura responsável frente aos desafios, para que nosso mercado possa se manter saudável apesar das adversidades enfrentadas nesse que é, sem dúvida, um dos piores momentos vividos pelo mercado vidreiro nacional. É assim que devemos agir e é isso que devemos cobrar de nossos parceiros se quisermos seguir na trajetória de recuperação que começava a se desenhar para o setor, como mostram os dados do Panorama Abravidro. Sigamos firmes e fortes para atravessar a tempestade e reencontrar os bons ventos.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters