Vidroplano
Vidroplano

Em busca dos números

27/09/2022 - 13h42

domingos-set2022Nós da Abravidro somos entusiastas da geração e do uso de dados para uma melhor compreensão do nosso setor e, consequentemente, uma melhor gestão de nossas empresas. Prova inequívoca disso é o Panorama, publicação que há mais de dez anos traça um retrato da performance da cadeia de processamento de vidros, com indicadores diversos.

Este ano, lançamos o Termômetro para apurar a temperatura do mercado mês a mês – e agora em setembro passamos a marca das cem empresas participando da pesquisa. É muito bom ver a receptividade a esse novo indicador. Agradeço a cada uma das processadoras que tem respondido mensalmente ao nosso questionário – e convido quem ainda não o fez a se engajar nessa iniciativa, que beneficia a todos nós.

O resultado apurado este mês em relação a agosto mostra uma pequena queda nas vendas em comparação a julho, e o acumulado de 2022 ainda é negativo. Vamos ver o que nos reservam os últimos meses do ano.

E se, sob a ótica das vendas, o ano parece morno, o segundo semestre tem sido agitado em outros aspectos. Com a retomada da agenda de eventos, tivemos num curto intervalo de tempo a realização da Glass South America, Fesqua e Glasstec, e agora nos aproximamos do Simpovidro, que chega à sua 15ª edição. Nas próximas páginas, você pode conferir a lista completa de palestrantes do nosso encontro.

Além disso, estamos acompanhando temas como a decisão mais recente do STF sobre os decretos de redução do IPI (o que parece colocar um ponto final na novela que foi esse assunto), a pesquisa para apuração dos novos MVAs para a Substituição Tributária no estado de São Paulo, as discussões sobre nova redução tarifária para a importação de vidros temperados para painéis solares, e outros tantos assuntos. Mãos à obra!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 597 (setembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters